Sistemas eletrônicos conectados facilitam gestão remota dos equipamentos

Sistemas eletrônicos conectados facilitam gestão remota dos equipamentos

Os sistemas eletrônicos incorporados a equipamentos da linha amarela possibilitam aos gestores um monitoramento em tempo real da produtividade da frota, o controle das manutenções, a localização via satélite, e o acompanhamento de alertas de falhas durante a operação.

Cada fabricante fornece um sistema individualizado que pode ser configurado nos equipamentos da marca, embora essas tecnologias e as vantagens que oferecem sejam semelhantes. A JCB passou a fornecer o sistema Livelink, que de acordo com a fabricante aumenta a eficiência operacional da máquina e diminui paradas desnecessárias. Essa tecnologia funciona como um “Raio-X” à distância, emitindo relatórios de operação via tablets e smartphones.

Os equipamentos Caterpillar já saem de fábrica desde 2012 configurados com o sistema Product Link, que pode ser ativado opcionalmente a partir de contrato com a rede concessionária. Segundo a fabricante, os códigos de diagnóstico, as horas de utilização da máquina, o consumo de combustível e os períodos de ociosidade da máquina com motor ligado são transmitidos via satélite ou celular.

A tecnologia dos equipamentos Komatsu é o Komtrax, que pode ser aliada dos gerentes de frota na tomada de decisões básicas, como adicionar ou retirar equipamentos numa frente de serviço, reduzir ou aumentar intervalos de manutenção preventiva, entre outras providências. Entre as possibilidades, destacam-se obtenção de média horária do consumo de combustível, bloqueio imediato do motor quando necessário e horas de alta pressão do sistema hidráulico.

Fonte: Portal dos Equipamentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf