Segurança nas alturas

Segurança nas alturas

Como evitar acidentes na elevação de cargas e pessoas

Confira pontos de atenção para manter sua obra em funcionamento e com mais segurança

A elevação de cargas e pessoas é fundamental para o andamento diversas obras. E, tão importante quanto a utilização do maquinário adequado, que mantem os projetos em pleno funcionamento, é o cuidado necessário com a segurança.

Existem considerações muito importantes a serem feitas durante os processos, afinal, um erro de execução ou segurança pode causar danos à saúde ou até a vida de alguém da equipe, além de trazer prejuízos para a obra.

Alguns dos fatores que podem propiciar acidentes são: equipamentos dispostos em ângulos errados, acessórios desgastados e com defeitos, mau uso dos equipamentos, falta de atenção e ausência de preparação. E o fato é:  todos eles podem ser evitados.

Listaremos a seguir alguns pontos de atenção para evitar acidentes na elevação de cargas e pessoas.

1 – Atividade apenas para profissionais capacitados

O transporte e elevação de cargas e pessoas é considerado uma atividade de risco, afinal há um risco contido na própria tarefa de levar estes materiais de um ponto a outro. Por exemplo: insumos pesados ou delicados que podem cair durante sua movimentação dentro do canteiro, o que pode ocasionar acidentes sérios.

Portanto, somente pessoas capacitadas, treinadas e habilitadas devem atuar nessa área, na operação de empilhadeiras, esteiras, guindastes e demais equipamentos. Seja para o transporte manual ou por meio de equipamento e maquinários, é preciso estar preparado.

Não hesite em investir em capacitação para evitar acidentes. É um investimento que resultará em economias muito mais importantes.

A norma NR 11 que trata de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais e a NR 18 para Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção apresentam todas orientações para garantir ambientes mais seguros.

Verifique também com os fabricantes e vendedores dos equipamentos sobre os treinamentos operacionais existentes.

2 – Equipamentos de segurança não podem faltar

Os EPIs devem ser grandes companheiros dos profissionais durante o trabalho, e não poderiam ficar de fora dessa lista sobre como evitar acidentes na elevação de cargas e pessoas.

Há, também, acessórios que melhoram a segurança das máquinas. No mercado, existem equipamentos que permitem a melhor fixação da carga, como: travas, correntes, catracas fixas, ganchos, entre outros.

É fundamental escolher bem os dispositivos que serão empregados. Escolha produtos de alta qualidade e nos quais você sabe que pode confiar.

3 – Manutenção é essencial

Mesmo utilizando equipamento de alta qualidade, é muito importante manter a manutenção preventiva em dia, já que um defeito, depois que ele acontece, pode por em risco toda a equipe e o trabalho.

Tanto as máquinas, quanto os acessórios de segurança que são utilizados no transporte e elevação de cargas, devem ser revisados periodicamente. Assim, você garante que tudo está em ordem para a realização do serviço de forma segura.

Lista para não esquecer como evitar acidentes no transporte e elevação de cargas e pessoas

  • Faça uma análise e um planejamento de risco do espaço e dos equipamentos;
  • Assegure-se de que a manutenção do equipamento está em dia e o pessoal treinado;
  • Conheça a carga a ser elevada, suas especificações de peso e dimensões;
  • Use todos os acessórios de segurança da forma correta;
  • Faça o serviço da maneira correta e segura!

Texto da MT Expo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf