Pequenas empresas da construção civil, grande aprendizado

Durante o curso de graduação, o futuro Engenheiro Civil pode deparar-se com uma dúvida: iniciar sua carreira profissional em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte?

Percebo em muitos dos meus colegas estudantes a inclinação pela preferência por uma grande construtora ou um escritório de engenharia renomado, crendo que este é o único caminho que levará ao sucesso profissional.

É importante, então, que neste momento o estudante entenda as características de uma empresa de menor porte e as características de uma empresa de grande porte, para que possa identificar qual delas está mais adequada ao que é preponderante para o jovem profissional dentro dos seus ideais, seus objetivos, suas aptidões técnicas e emocionais, caminhos para o que verdadeiramente é o sucesso: realização pessoal.

Para ilustrar, posso dizer por experiência própria que em uma empresa de menor porte, o ritmo e a dinâmica das decisões tendem a serem mais rápidos, pois não há muitos níveis hierárquicos a transpor. Isso obriga o jovem profissional a ser versátil e eficaz, pois precisa decidir ou municiar as informações para quem decide com muita fluidez e objetividade, além de em muitos casos desempenhar várias funções.

Em uma construtora de pequeno porte, um mesmo profissional acompanha a obra e seu andamento, providencia o material, administra os funcionários e contratados, não havendo departamentos para se solicitar e demandar a não ser o departamento chamado: “eu mesmo”. Não existem planos de carreira como em uma empresa grande, pois os cargos não tem papel significativo no desempenho das funções, mas mesmo assim a maioria delas é adepta da meritocracia, remunerando os funcionários pelos resultados financeiros atingidos.

Porém, se o estudante tem o desejo de empreender e futuramente se tornar dono do seu próprio negócio (construtora ou qualquer que seja a empresa no ramo de engenharia), na minha opinião, o melhor caminho seria atuar em uma empresa de pequeno porte, pois fará com que ele aprenda a atuar em todas as áreas, e tenha a oportunidade de conhecer detalhadamente  todos os processos e atividades, sendo assim uma grande escola.

Fonte: blogdaengenharia