Painéis elétricos utilizados em obras terão nova regulamentação

A publicação da norma IEC 61439 pela ABNT vem esclarecer e reforçar os requisitos para painéis elétricos. Empresas sem métodos de qualidade terão que se adequar.

O coração da instalação elétrica. Assim é conhecido o conjunto de manobra e controle de baixa tensão, que comanda a distribuição da energia elétrica dentro de uma obra. Este produto tão importante na construção está prestes incorporar em sua base regulamentadora normas da global IEC 61439. A publicação deve sair nos próximos meses de 2016 e auxiliará principalmente no controle da qualidade dos produtos entregues ao mercado. Isso porque a nova norma tornará mais claros os métodos de verificação das características construtivas e de desempenho destes equipamentos.

As modificações incluem principalmente a substituição dos conceitos TTA (Totalmente Testados) e PTTA (Parcialmente Testados) por abordagem de verificação, seja por ensaio, cálculo/medição ou cumprimento das regras de projeto.

Este processo é visto por alguns fabricantes como essencial para nivelar o mercado e garantir a qualidade dos produtos comercializados. Segundo o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral; diretor da Engerey Painéis Elétricos – empresa curitibana que monta Painéis Schneider linha Prisma; a IEC 61439 vem melhorar e esclarecer vários pontos a fim de aumentar a confiabilidade dos painéis. “Terminada a montagem, é preciso testar, sem exceção, em conformidade com a norma. Entretanto, nem todos os fabricantes entregam produtos modificados e testados e terão que se adequar prontamente”, afirma. “Na Engerey, todos os painéis são submetidos aos ensaios de rotina, como prevê a norma, não só os painéis TTA/PTTA”, complementa o diretor.

Ainda de acordo com Fábio Amaral, os painéis hoje intitulados TTA/PTTA deverão ser denominados ‘Painéis Certificados pela IEC 61439’.

Fonte: Portal dos Equipamentos.

• Excelente