O Que Você Precisa Saber Sobre Assentamento De Piso Sobre Piso

O Que Você Precisa Saber Sobre Assentamento De Piso Sobre Piso

O assentamento de piso sobre piso tem se tornado comum, uma vez que reduz o tempo da reforma bem como a quantidade de entulhos e sujeira. Para realizar esse serviço, é importante que o profissional, conhecido como azulejista, tenha conhecimentos dos procedimentos que devem ser tomados antes do assentamento. Confira quais são eles:

Limpeza geral

A superfície a ser revestida deve receber uma limpeza geral para retirada de poeira, bolor, gordura ou qualquer substancia que prejudique a boa aderência das placas. Dependendo do caso, recomenda-se o uso de escova de aço, lavagem com jato de água ou de areia ou, ainda, a aplicação de ácidos (soda caustica, por exemplo).

Se o novo piso for instalado sobre placas ocas ou soltas há o risco das novas placas se soltarem também. As instalações elétricas como tomadas, pontos hidráulicos, portas e janelas devem sofrer as alterações de modo que fiquem no nível do novo piso ou revestimento.

Argamassa Colante

Existem argamassas especificas para piso sobre piso. Dependendo do tipo escolhido, pode ser usado em ambientes de grande movimentação de pessoas como shoppings e lojas comerciais. Isso se deve a alta resistência da argamassa. Geralmente, a secagem parcial ocorre em 24h e a secagem total em 72h.

As argamassas são classificadas em:

  • ACI: possui resistência a temperaturas constantes e a umidade. Normalmente usada em assentamento de peças cerâmicas em ambientes internos e áreas molhadas (cozinha, área de serviço e banheiro).
  • ACII: resistente a lugares normalmente expostos ao ar livre e com mudanças climáticas constantes. Usada para assentamento de pisos e revestimentos em fachadas, paredes externas, pisos em lugares de alto tráfego de pedestres, bem como lajes e pisos.
  • ACIII: dentre os citados, esse é o tipo de argamassa colante com maior aderência. Usada em ambientes que exigem alta resistência. É muito utilizado em assentamento de pisos e revestimentos localizados em piscinas (incluindo de água quente), saunas, estufas, etc. Pode ser usado para colar placas cerâmicas, porcelanatos, mármores, granitos e pedras.

Qual diferença entre elas? A resposta é: a quantidade de aditivos, o que determina o grau de aderência e sua resistência. Além disso, é importante lembrar que existem diversos tipos de argamassas colantes, cada um com suas propriedades particulares.

Condições do piso existente

O piso antigo servirá de base para o piso novo. Portanto, se o piso estiver muito irregular, com placas ocas, quebradas ou soltas, assentar um piso em cima destes pode não ser uma boa opção. Além disso, futuras patologias podem ocorrer como resultado. O piso antigo deve estar bem assentado.

Para se obter um bom resultado no assentamento de piso alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo, a base (piso antigo) deve ser preparada para receber o novo piso.

Vantagens do piso sobre piso

  • Economia de tempo;
  • Menos entulho na obra;
  • Menos sujidade.

Portanto, se for reformar pense na possibilidade de assentar piso sobre piso, mas não se esqueça de consultar um profissional da obra para te ajudar.

 

Fonte: BlogdaEngenharia

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *