Notícias do dia 22/09/2020

AGENDA ECONÔMICA

BANCO CENTRAL DO BRASIL

Dia 21: Relatório Focus – Previsões semanais do mercado para a economia brasileira.  https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus

Dia 22: Ata da Reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) https://www.bcb.gov.br/

Dia 23: Estatísticas do Setor Externo – Agosto/20 https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticassetorexterno

Dia 24: Relatório Trimestral de Inflação – Setembro/20  https://www.bcb.gov.br/publicacoes/ri

FGV

Dia 22: Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores -Setembro/20 https://portalibre.fgv.br/

Dia 23: Sondagem do Consumidor – Setembro/20 https://portalibre.fgv.br/

Dia 24: Sondagem do Comércio – Setembro/20 https://portalibre.fgv.br/

Dia 25: Sondagem da Construção – Setembro/20 https://portalibre.fgv.br/

IBGE

Dia 23: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15)– Setembro/20 https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos.html

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI)

Dia 21: Sondagem Industrial – Agosto/20 http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial/

Dia 23: Sondagem da Indústria da Construção – Agosto/20 http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industria-da-construcao/

Dia 25: Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) – Resultados Setoriais – Setembro/20 http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-setorial/

Focus: mercado projeta tombo menor do PIB, indicando melhora das expectativas (Fonte: CNN Brasil)

A projeção do mercado financeiro para o tombo do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 melhorou de contração de 5,11% para um recuo de 5,05%. Essa é a segunda melhora consecutiva, indicando uma retomada do movimento de melhora das expectativas.  Leia mais em clicando aqui.

Brasil não deve ser impactado, por ora, pelo novo escândalo bancário de US$ 2 tri envolvendo gigantes (Fonte: InfoMoney)

Com regras rigorosas, o Brasil não deve ser impactado, ao menos por ora, pelo novo escândalo bancário envolvendo gigantes como HSBC e Deutsche Bank em transações ilícitas no valor de US$ 2 trilhões, avalia uma fonte do Banco Central. Leia mais clicando aqui.

Ibovespa cai mais de 2% com aceleração do coronavírus na Europa e escândalo de bancos internacionais (Fonte: InfoMoney)

O Ibovespa cai forte nesta segunda-feira (21) acompanhando o desempenho das bolsas internacionais. O pessimismo ocorre por conta das notícias de que o Reino Unido está considerando realizar um novo lockdown devido ao aumento no número de novos casos de coronavírus. Na Europa, as ações de bancos ainda caem forte em meio a escândalo global. Leia mais clicando aqui.

BEm: Lei regula pagamento de benefício a quem teve redução de salário (Fonte: Contábeis)

A Lei 14.058 publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 18, define as regras para os bancos federais pagarem os benefícios aos trabalhadores atingidos pela redução de salário e jornada ou pela suspensão temporária do contrato de trabalho em razão da pandemia de coronavírus. Leia mais clicando aqui.

Etanol abre a semana em baixa mirando o petróleo em queda, mas sem direção clara (Fonte: Money Times)

Sem uma direção clara do petróleo para a semana que se abre, e que possa indicar algum movimento da Petrobras (PETR3PETR4) sobre a gasolina, o etanol hidratado começa os negócios em baixa. Leia mais clicando aqui.

Taxa de transmissão da COVID-19 em BH cresce e volta a estado de alerta (Fonte: Estado de Minas)

Depois de exatamente um mês, a velocidade de transmissão do novo coronavírus em Belo Horizonte voltou ao estágio de alerta nesta segunda-feira (21). Isso acontece quando um paciente infectado transmite a doença para ao menos uma outra pessoa. A taxa mais atualizada é de 1,03. Leia mais clicando aqui.

Suspensão de contrato: Como fica o período de férias nesse caso? (Fonte: Contábeis)

Com a pandemia de Covid-19, o governo editou diversas medidas que alteraram as regras trabalhistas até então em vigor, e permitiu que fossem reduzidas ou suspensos os contratos de trabalho. Com isso, diversos trabalhadores ficaram em dúvida sobre como ficam as férias diante disso. Leia mais clicando aqui.

Os 5 assuntos que vão movimentar o mercado nesta terça-feira (Fonte: InfoMoney)

As bolsas mundiais buscam alta nesta manhã, após um forte movimento de vendas ocorrido na véspera, quando acusações contra bancos globais e temores sobre o coronavírus preocuparam os investidores. Na Europa, as principais bolsas têm ligeira alta, enquanto os futuros de Nova York operam sem direção definida. Já na Ásia, as bolsas fecharam em queda. Leia mais clicando aqui.

CBIC divulga alterações de Normas Técnicas de agosto e setembro (Fonte: Cbic)

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em consulta nacional, publicadas e canceladas no período de agosto/setembro de 2020, podem ser acessadas no Boletim de Normas, elaborado conjuntamente pela Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). Leia mais clicando aqui.

CBIC recebe ministro Rogério Marinho nesta terça-feira (22) (Fonte: Cbic)

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) recebe no ‘CBIC Convida’ nesta terça (22), às 18h, o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. A transmissão será ancorada pelo presidente da entidade, José Carlos Martins. Os dois conversarão sobre as propostas do governo para diferentes áreas de interesse da construção civil, como habitação, saneamento e mobilidade urbana. As inscrições são gratuitas. Inscreva-e e garanta seu lugar! Leia mais clicando aqui.