Notícias do dia 20/11/2020

Locação de empilhadeiras chega a 10 mil unidades por ano e demanda soluções customizadas (Fonte: Grandes Construções)

O mercado de locação de empilhadeiras continua crescendo no Brasil, apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19. No ano passado, das 21.200 máquinas fabricadas no país, 50% foram alugadas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Leia mais clicando aqui.

Indústria de materiais de construção continua recuperação (Fonte: Grandes Construções)

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou na semana passada a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor. A associação projeta crescimento do setor em outubro e revisa os dados publicados em setembro, confirmando crescimento acima do esperado. Leia mais clicando aqui.

Construção civil possui alto índice de acidentes e mortes no trabalho (Fonte: Grandes Construções)

De acordo com os recentes dados divulgados pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), em 2017 ocorreram 549.405 acidentes de trabalho em todo o país. Desses, 30.025, equivalente a 5,46%, aconteceram no setor da construção civil, assim como o número de afastamentos do emprego, por mais de 15 dias devido as atividades profissionais, somaram um total de 142.782, sendo 11.894 profissionais da construção civil, o que representa 8,3% do total. Leia mais clicando aqui.

CBIC apresenta balanço do mercado imobiliário no terceiro trimestre de 2020 (Fonte: Cbic)

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentará na próxima segunda-feira (23/11), às 10h, a mais recente rodada do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, sobre o desempenho do segmento no terceiro trimestre de 2020.

As informações, que envolvem lançamentos, vendas, oferta final, preço e Casa Verde e Amarela, serão apresentadas pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, pelo vice-presidente da área de Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, e pelo sócio da Brain Inteligência Corporativa, Fábio Tadeu Araújo. Também será apresentada uma pesquisa sobre intenção de compra de imóveis no Brasil. Participe clicando aqui.

Ipea projeta inflação de 3,5% para 2020 (Fonte: Agência Brasil)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seguiu trajetória de alta no período recente e projeta inflação de 3,5% para 2020. Na estimativa anterior, feita em setembro, a inflação prevista era de 2,3%. Leia mais clicando aqui.

Pandemia favorece digitalização e contabilidade digital se torna tendência (Fonte: Contábeis)

Entrega de informações precisas em tempo real, otimização de processos, aumento da eficiência na entrega de resultados, aumento da produtividade. Esses são alguns benefícios da contabilidade digital, modelo que se tornou tendência no mercado, seguindo o fluxo da digitalização das empresas brasileiras durante a pandemia. Diferente da contabilidade online – que parece ser a mesma coisa, mas não é -, oferece tecnologia atrelada ao acompanhamento dos clientes de forma individual e personalizada. Leia mais clicando aqui.

Economia brasileira deve surpreender e crescer mais de 4% em 2021, diz Guedes (Fonte: Jovem Pan)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira, 18, que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro pode surpreender em 2021 e crescer mais de 4%. “O Brasil deve crescer ano que vem, segundo as estimativas, entre 3% e 4%, mas podemos surpreender para mais”, disse. O número é mais otimista do que o divulgado pela Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) do governo federal nesta terça-feira, 17, que estima aumento de 3,2% da economia no próximo ano, ante queda histórica de 4,5% em 2020. Segundo o chefe da equipe  econômica, o ritmo será impulsionado pela aprovação de marcos regulatórios que atrairão investimentos na infraestrutura nacional. “O grande desafio à frente é transformar essa recuperação cíclica em uma retomada do crescimento sustentável. Ou seja, transformar essa onda de consumo que tirou o Brasil do fundo do poço através de ferramentas monetárias e fiscais que utilizamos esse ano para uma onda de investimentos”, afirmou. Leia mais clicando aqui.

BH é a sexta capital mais competitiva do Brasil; seis cidades mineiras são destaque (Fonte: Estado de Minas)

Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (19) o Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisa dados da gestão pública e indicadores socioeconômicos das cidades, distribuídos em 12 pilares temáticos. Leia mais clicando aqui.

Dia do empreendedorismo feminino: na crise, é preciso celebrar as mulheres (Fonte: Exame)

O mundo comemora nesta quinta-feira, 19, o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, celebra a mulherempreendedora e o seu impacto na economia. Em um ano como 2020, em que a crise afetou particularmente seus negócios, as empreendedoras precisam mais do que nunca serem celebradas. Leia mais clicando aqui.

Economia cresceu 7,5% do segundo para o terceiro trimestre, diz FGV (Fonte: Info Money)

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve crescimento de 7,5% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. O dado é do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado hoje (19). Leia mais clicando aqui.

Pfizer faz proposta ao Brasil, o que permitiria vacinar milhões no 1º semestre de 2021 (Fonte: Money Times)

Pfizer apresentou ao governo federal uma proposta de comercialização da vacina contra Covid-19 que permitiria a vacinação já no primeiro semestre do ano que vem de milhões de pessoas no país. Leia mais clicando aqui.

Dólar cai com melhora de humor externo, mas instabilidade persiste (Fonte: Money Times)

dólar fechou em queda e renovou mínima em dois meses ante o real nesta quinta-feira, com o mercado espelhando a fraqueza da moeda norte-americana no exterior em meio a alguma recuperação do apetite por risco nas bolsas de valores. Leia mais clicando aqui.

Covid-19: projeto estabelece moratória para tributos do Simples Nacional (Fonte: Contábeis)

Os débitos tributários das pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional que vencerem durante o estado de calamidade decorrente da pandemia de covid-19 poderão ser adiados para meados de 2021, caso seja aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLP 254/2020) que estabelece a moratória. Leia mais clicando aqui.