Notícias do dia 17/11/2020

Economia volta a registrar resultados positivos, após expressiva queda (Fonte: Cbic)

Após registrar queda de 2,5% em seu Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiros três meses do ano e recuo de 9,7% no período abril a junho, a economia nacional voltou a apresentar resultados positivos. O Indicador de Atividades (IBC-Br), calculado e divulgado pelo Banco Central, demonstra que a atividade econômica cresceu 9,47% no 3º trimestre em relação aos três meses anteriores. Esse resultado confirma que o País saiu da recessão técnica observada no primeiro semestre. Leia mais clicando aqui.

CBIC divulga boletim com alterações das Normas Técnicas ABNT/ Construção (Fonte: Cbic)

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em consulta nacional, publicadas e canceladas no período de outubro/novembro de 2020, podem ser acessadas no Boletim de Normas, elaborado conjuntamente pela Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). Leia mais clicando aqui.

Representantes da indústria da construção se reúnem para debater inovação e produtividade (Fonte: FIEMG)

O ano de 2020 trouxe vários desafios para a humanidade com reflexos no sistema de saúde de vários países e também na economia global. Mesmo com tantas dificuldades, o setor da construção civil conseguiu superar obstáculos e trouxe um respiro para a economia brasileira com a geração de empregos e renda, especialmente em Minas Gerais. Nesse contexto de mudanças e necessidade de inovação, o Minascon, tradicional evento do setor, traz uma intensa e completa programação em um novo formato: 100% digital. Leia mais clicando aqui.

Acompanhe ao vivo a cobertura do mercado financeiro (Fonte: Folha de São Paulo)

Ibovespa supera 106 mil pontos pela 1ª vez desde março. O sinal positivo prevalecia na bolsa paulista na abertura desta segunda-feira (16), com o Ibovespa ultrapassando 106 mil pontos pela primeira vez desde março, na esteira do clima mais favorável no exterior por notícias de avanços sobre a vacina contra o coronavírus. Leia mais clicando aqui.

Dólar recua a R$ 5,39 com expectativa pela vacina e eleições municipais. O dólar iniciou a semana em forte queda contra o real, em segunda-feira (16) marcada por otimismo no exterior após a divulgação de dados promissores da China e esperanças em torno de uma vacina contra a Covid-19, enquanto, no Brasil, os investidores refletiam o primeiro turno das eleições municipais. Leia mais clicando aqui.

Pix: Algumas operações falharam, mas não houve instabilidade, diz BC (Fonte: O Tempo)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu nesta segunda-feira, 16, que algumas operações do PIX não foram completadas nesta segunda-feira, mas descartou qualquer instabilidade no sistema da autoridade monetária. “É importante diferenciar o que é instabilidade do sistema e o que são operações que não foram completadas. Não houve nenhuma instabilidade no sistema. Houve um volume de operações que não foram completadas em um banco ou outro, e monitoramos isso, pode ter havido um erro na formatação da chave pelo banco. Quando há um volume grande de operações rejeitadas, entramos em contato com os bancos”, afirmou, em coletiva sobre o PIX – plataforma de pagamentos e transferências instantâneas do BC, que começou a funcionar plenamente nesta segunda-feira. Leia mais clicando aqui.