Notícias do dia 05/01/2021

Saldo positivo em 2020 mantém otimismo na construção civil (Fonte: Engeplus)

A construção civil está sendo um bom atrativo também durante a pandemia. Na Região Carbonífera, o setor terminou 2020 com saldo positivo, o que mantém o otimismo para o ano que se inicia. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), Mauro Cesar Sônego, o resultado se deve a característica do setor. Leia mais clicando aqui.

Financiamento imobiliário tem desafios para manter ritmo em 2021 (Fonte: Money Times)

Em meio à crise provocada pela pandemia de covid-19, um setor da economia brasileira encerrou 2020 em ritmo de superação. De janeiro a outubro, os financiamentos imobiliários concedidos com recursos da poupança totalizaram R$ 92,7 bilhões, crescimento de 48,8% em relação ao mesmo período de 2019, segundo os dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Leia mais clicando aqui.

Construção civil ‘dribla’ pandemia com liderança nas contratações e aumento das vendas (Fonte: Joven Pan)

Não foram poucas as ocasiões que o ministro da Economia, Paulo Guedes, enalteceu o desempenho da construção civil ao longo dos últimos meses. O prestígio do setor com o chefe da equipe econômica foi mais uma vez exibido durante a última conversa com jornalistas antes do recesso de fim de ano. Ao detalhar a resiliência da economia brasileira para se adequar ao fosso cavado pela pandemia da Covid-19 e seguir em frente com o “novo normal”, Guedes usou a atividade da construção como exemplo. “Foi o setor que menos perdeu gente e o que mais gerou empregos, mostrando que era possível o retorno seguro ao trabalho”, enalteceu o ministro. De fato, em um ano onde o desemprego bateu recorde, o setor conseguiu se destacar como o que mais criou vagas de trabalho formal. Segundo dados do Ministério da Economia, até outubro — último mês com números consolidados —, a construção civil havia registrado saldo de 138 mil empregos, na diferença entre contratações e demissões, o melhor resultado desde 2013. Para se ter dimensão da importância desse registro, o setor de serviços — a maior fonte de empregos do país — está com resultado negativo em quase 270 mil vagas. Leia mais clicando aqui.

Senado amplia seguro garantia para obras públicas (Fonte: Grandes Construções)

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 4.253/2020, que cria um novo marco legal para contratações de serviços e obras de infraestrutura no Brasil, ampliando os limites da cobertura do seguro garantia nas licitações. Leia mais clicando aqui.

O setor que venceu a pandemia e deve bombar em 2021, segundo executivos (Fonte: Exame)

Embora a pandemia tenha devastado a economia, um setor conseguiu atuar de forma extremamente resiliente, com retomada rápida e números surpreendentes. Na visão de executivos de construtoras e incorporadoras ouvidos pela EXAME, 2021 deve ser um dos melhores anos para a construção civil no Brasil, com avanço exponencial de lançamentos no mercado imobiliário e expansão da receita. Leia mais clicando aqui.

Construção Civil começa o ano com previsão de crescimento de 3% (Fonte: Sinduscon-MG)

Para ouvir a reportagem clique aqui: http://www.sinduscon-mg.org.br/wp-content/uploads/2020/12/sinduscon-bandnews1ed-2112.mp3