Notícias do dia 03/12/2020

Inflação pelo IPC-S acelera em sete capitais em novembro (Fonte: Agência Brasil)

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou hoje (2) que todas as sete capitais pesquisadas registraram aceleração do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). A pesquisa encerrou no dia 30 de novembro e o crescimento médio dos preços foi de 0,94%. No levantamento anterior, concluída em 22 de novembro, o índice registrado foi de 0,77%. Já no fechamento de outubro, o percentual ficou em 0,65%. Leia mais clicando aqui.

Setor imobiliário aquece, agita a construção civil, e gera empregos (Fonte: CPG)

Se a pandemia causou incertezas e impactos em muitos setores da economia, inclusive na geração de empregos, os negócios imobiliários reagiram rapidamente. Com o setor de imóveis cada vez mais aquecido, ele pode representar aumento e melhora em outras áreas cruciais para a recuperação. Uma das que pode se beneficiar diretamente disso é a construção civil. Leia mais clicando aqui.

Bandeira vermelha na conta de luz volta a partir desta terça (Fonte: IDinheiro)

A partir desta terça-feira, 1º, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai reativar a bandeira vermelha na conta de luz. O que motivou a decisão foi a queda no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Leia mais clicando aqui.

Dólar cai forte e fecha no menor nível desde julho; confira 5 razões para a queda da moeda (Fonte: Seu Dinheiro)

O dólar terminou novembro em uma queda firme, seguindo o grande fluxo direcionado para ativos de risco (vide o desempenho do Ibovespa) e para moedas emergentes. E a moeda iniciou o mês de dezembro exatamente da mesma forma, marcando um tombo de 2,2%, cotado a R$ 5,2278. Leia mais clicando aqui.

O ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção, na sua 92ª edição, é o maior evento do setor e é realizado com apoio e patrocínio das indústrias e empresas de serviços com parceria dos sindicatos, associações da construção civil e associações que compõem a coalizão. Se inscreva aqui: https://www.cbic.org.br/enic92/

Sistema MTR será obrigatório a partir de 04 de dezembro (Fonte: Sinduscon)

Publicada em 20 de novembro de 2020, a Resolução Conjunta SEMAD/FEAM/IEF/IGAM/ARSAE nº 3.023, que dispõe sobre o retorno da tramitação dos processos administrativos, com este ato as determinações previstas na Deliberação Normativa Copam nº 232 de 2019, serão obrigatórias para os resíduos da construção civil a partir de 04 de dezembro de 2020 em todo o Estado. Ou seja, a partir dessa data é necessário o registro de movimentação desses resíduos no Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR-MG. Leia mais clicando aqui.