Notícias do dia 03/09/2020

Kalil adia pagamento do IPTU pela 2ª vez para comércios afetados pela pandemia em BH (Fonte: @aloshoppingmg)

Os comerciantes de Belo Horizonte afetados pela pandemia da Covid-19 terão um prazo maior para quitar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Nesta quarta-feira (2), o prefeito Alexandre Kalil prorrogou o pagamento. É a segunda vez que a data é adiada. Leia mais clicando aqui.

Macrorregião Norte e 16 microrregiões avançam para onda verde do Minas Consciente; Noroeste regride para vermelha (Fonte: Agência Minas)

A macrorregião de Saúde Norte e 16 microrregiões no estado poderão avançar para a onda verde do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura e responsável da economia nos municípios. O avanço foi definido nesta quarta-feira (2/9) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, após as localidades manterem bons índices durante 28 dias em que estavam na onda amarela. Leia mais clicando aqui.

A indústria brasileira em defesa do novo marco legal do gás natural (Fonte: Agência de Notícias)

Uma das 13 propostas consideradas prioritárias na Agenda Legislativa da Industria 2020, lançada em março pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é o novo marco legal do gás natural. Diante da grave crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o projeto se torna ainda mais importante para o país superar os desafios da retomada do crescimento da economia. Com a abertura do mercado de gás e a redução das tarifas, o país terá melhores condições para atrair novos investimentos, melhorar a competitividade do produto nacional e gerar empregos. Leia mais clicando aqui.

Brasil avança quatro posições no Índice Global de Inovação e chega ao 62ª lugar (Fonte: Agência de notícias)

O Brasil melhorou quatro posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com 2019. Os números de 2020, divulgados nesta quarta-feira (2), mostram que o país passou da 66ª para a 62ª colocação no ranking que abrange 131 países. Os dez mais bem colocados do índice são: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Singapura, Alemanha e Coreia do Sul. Pela primeira vez, dois países asiáticos aparecem no top 10, com a melhora dos sul-coreanos, que passaram da 11ª para a 10ª posição. Leia mais clicando aqui.

Pandemia impactou 70% das indústrias (Fonte: Agência de Notícias)

A pandemia da covid-19 teve um impacto geral negativo sobre os negócios de 70% das empresas brasileiras, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Responsável pelo estudo, o diretor de Pesquisa da instituição, Eduardo Rios Neto explica, nesta entrevista, que “o maior percentual de empresas em que a pandemia teve efeito negativo estava no setor de serviços, seguido por indústria, construção e comércio”. Economista com doutorado em demografia pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, Rios Neto foi também professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 1980 a 2015. Leia mais clicando aqui.

Reforma tributária deve estimular crescimento sem privilegiar setores, afirma presidente da CNI (Fonte: Agência de Notícias)

É urgente fazer uma reforma tributária ampla que estimule o crescimento econômico do Brasil sem privilegiar setores, defendeu, nesta quarta-feira (2), o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Ele foi um dos participantes de audiência pública da Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária, que busca consolidar as três propostas de alteração na legislação de tributos em tramitação no Congresso Nacional. Leia mais clicando aqui.

Webinar: Implementação da LGPD

Clique aqui para assistir ao webinar.