Notícias do dia 02/12/2020

O Sindileq-MG está de endereço novo! Todos estão convidados para conhecer nosso novo espaço. Estamos prontos para te representar. Leia mais em: https://www.instagram.com/p/CIQmga1lAIC/

Horário de funcionamento: 08h às 17h30min de segunda a sexta-feira.

E-mail: [email protected]

Vacina contra covid-19: Reino Unido é 1º país a aprovar imunizante da Pfizer e pode iniciar aplicação em uma semana (Fonte: BBC News)

O órgão regulatório britânico, o MHRA, diz que a vacina, que oferece até 95% de proteção contra a covid-19, é segura para adoção. As imunizações podem começar dentro de alguns dias para pessoas em grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde. Leia mais clicando aqui,

Volta da inflação pode causar ‘um banho de sangue’ no mercado financeiro, segundo economista (Fonte: Cointelegraph)

Uma economia em crise e instabilidade nos preços podem fazer parte do próximo cenário de vários países em 2021, após a pandemia do novo coronavírus. O economista Manoj Pradhan diz que “um banho de sangue” pode atingir o mercado financeiro com o retorno da inflação, em entrevista ao Valor Investe. Leia mais clicando aqui.

Ânimo global empurra dólar a mínima em quatro meses e moeda rompe suporte técnico (Fonte: Money Times)

Uma onda de vendas de dólares dominou o mercado de câmbio nesta terça-feira, com a moeda norte-americana rompendo um importante suporte técnico pela primeira vez em 16 meses e descendo ao menor patamar desde julho, sob pressão do amplo apetite por risco global amparado por expectativa de mais estímulos no mundo e de retomada econômica mais rápida. Leia mais clicando aqui.

Setor da construção projeta queda de 2,5% para PIB do setor neste ano (Fonte: O Tempo)

O setor da construção comemora os bons resultados dos últimos meses, mas teme que a retomada não seja sustentável. O PIB (Produto Interno Bruto) da construção deverá fechar com queda de 2,5% este ano, segundo o Sinduscon- SP (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo). De acordo com Eduardo Zaidan, diretor de economia da entidade, os ganhos recentes não são suficientes para garantir uma retomada sólida no segmento. Leia mais clicando aqui.

CNI: produtividade do trabalho na indústria cresce 8% no 3º trimestre (Fonte: Agência Brasil)

Depois de seis meses seguidos de queda por causa da pandemia do novo coronavírus, a produtividade do trabalho na indústria recuperou-se no terceiro trimestre. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador subiu 8% de julho a setembro em relação ao trimestre anterior. O crescimento desconsidera as sazonalidades, oscilações típicas de determinadas épocas do ano. Leia mais clicando aqui.

Indústria de máquinas obtém em outubro o melhor desempenho do ano (M&T Mercado e Tecnologia)

Fabricantes de bens de capital do país tiveram alta de 16% no faturamento em outubro frente ao mesmo período de 2019, o melhor desempenho do ano, impulsionados por setores pouco afetados pela pandemia e recuperação de indústrias como automotiva, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Leia mais clicando aqui.

BNDES destinará R$ 92 bilhões a pequenas e médias empresas até novembro (M&T Mercado e Tecnologia)

O presidente do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Gustavo Montezano afirma que serão destinados R$ 92 bilhões para pequenas e médias empresas dentro do programa emergencial de acesso a crédito, o FGI PEAC. Leia mais clicando aqui.

A recuperação da indústria da construção (M&T Mercado e Tecnologia)

Com 42.885 unidades, os lançamentos de residências no país no terceiro trimestre deste ano foram 114,1% maiores do que os do trimestre anterior, o que deixa evidente o represamento da atividade da indústria da construção no período mais agudo dos efeitos do isolamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus. Leia mais clicando aqui.