Norma sobre emissão de poluentes em equipamentos a diesel entra em vigor

A segunda fase de implantação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve MAR-I) entrou em vigor neste início de 2017. A partir de agora, todos os equipamentos com motor a diesel na faixa de potência entre 19 kW a 560 kW fabricados no Brasil ou importados devem atender obrigatoriamente às diretrizes e aos padrões legais de emissão para máquinas agrícolas e rodoviárias, conforme exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Para se enquadrar às normas, os fabricantes utilizaram tecnologias de tratamento de gases e redução de emissões. A JCB, por exemplo, adaptou o sistema de filtragem de diesel das suas escavadeiras e implementou um sistema anticorrosivo no tanque de combustível. As modificações possibilitam, de acordo com a fabricante, reduzir a liberação de material particulado e minimizar o desgaste de componentes.
A Caterpillar, cujos equipamentos são fabricados com um mesmo padrão global, já possuía motores adequados ao Proconve/MAR-I. Segundo a fabricante, as principais modificações envolvem os componentes eletrônicos do motor, com uso de eficiência de combustão baseada no controle de ar de admissão e injeções múltiplas em motores eletrônicos.
A Volvo também fez adequações em escala mundial nos motores da marca. De acordo com a empresa, as adaptações foram gradativas e motivadas pela redução de impactos ao meio ambiente, não apenas em aprimoramento tecnológico.