Ministério das Cidades libera R$ 752 milhões para obras do PAC em novembro

O Ministério das Cidades liberou neste mês de novembro cerca de R$ 752,27 milhões para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinado a municípios de todos os estados do País e do Distrito Federal, no âmbito das Secretarias Nacionais de Habitação. Isso inclui o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), saneamento ambiental, mobilidade urbana, acessibilidade e programas urbanos e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O valor torna possíveis obras de urbanização de assentamentos precários e habitações de interesse social; contenção de encostas em áreas de risco; ampliação e implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; melhoria de sistemas de captação, tratamento e distribuição de água; drenagem urbana; elaboração de Planos Municipais de Saneamento; implantação de corredores de ônibus, Bus Rapid Transit (BRT) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT’s); projetos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no tocante à modernização e conclusão de modais; e elaboração de projetos básicos e executivos. Dos R$ 752,27 milhões liberados pelo ministério, R$ 612,87 milhões são direcionados à habitação, sendo R$ 409,75 milhões ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), para o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrante da Faixa 1 do MCMV. Outros R$ 96,28 milhões são direcionados ao saneamento em 23 estados e no Distrito Federal; e R$ 37,12 milhões, para mobilidade urbana. Mais R$ 3,45 milhões atendem obras de contenção de encostas em áreas de risco das cidades de Belo Horizonte, Blumenau, Jaboatão dos Guararapes, Juiz de Fora, Mauá, Recife e Rio de Janeiro.

Fonte: CBIC