Governo deve conceder primeiro lote de obras em 2016

Obras em quatro aeroportos, uma rodovia e um terminal portuário são os projetos de infraestrutura que compõem o primeiro lote de concessões do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT) para 2016. O governo federal quer concede-las ainda neste ano, e estima investimentos em torno de R$ 12 bilhões, valor que foi apresentado em 2015 dentro do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

Os aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre fazem parte desta etapa, bem como o terminal de passageiros da zona portuária do Recife, e o trecho da rodovia BR-364/ 365 entre os municípios de Jataí (GO) e Uberlândia (MG). O MT selecionou os projetos a partir da análise de viabilidade econômica e financeira feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Setores da construção civil leve e pesada esperam que essas concessões sejam liberadas com rapidez, como forma de apressar a retomada da economia e a geração de empregos. Na semana passada, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) divulgou uma pesquisa que indica queda de 0,61% no nível de emprego, entre os meses de março e abril, com o fechamento de 17,4 mil postos de trabalho no setor da construção. Desde abril de 2015, foram encerradas 398,2 mil vagas.

Fonte: Portal dos Equipamentos.