Fabricantes lançam equipamentos com foco em longo prazo

A aposta dos fabricantes internacionais de equipamentos instalados no Brasil é nas estratégias de longo prazo. Os veteranos sabem que a crise vai passar e a economia reagir. A resposta diante do pessimismo dos números tem sido lançar máquinas que aliem maior produtividade no trabalho a baixo consumo e focar no mercado externo.
O presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, informa que a maior parte da produção da empresa ainda tem sido destinada ao mercado interno. “Se os negócios no Brasil continuarem desacelerados, a tendência é que o quadro se reverta e as exportações atinjam um percentual maior. A empresa está com linhas prontas para o mercado internacional”, confirma o presidente.

LANÇAMENTOS
No primeiro semestre deste ano, o lançamento de produtos no mercado chamou a atenção, mesmo com as vendas desafiadoras. Entre os equipamentos de linha amarela, a Caterpillar e a JCB lançaram novos modelos de retroescavadeiras, a John Deere anunciou a nacionalização de tratores de esteira – atualmente importados –, e a Volvo lançou um novo caminhão de 32 toneladas, voltado para os trabalhos em terraplenagem, mineração leve e construção.
Na área de fundações, a ThyssenKrupp ampliou o portfólio com o lançamento de um cravador de estacas com torre telescópica, a Movax passou a fabricar um martelo, e no segmento de obras rodoviárias, a Marini Latin America começou a importar uma usina de asfalto transportável em containers.

Fonte: Portal dos Equipamentos.