Fabricantes de equipamentos testam motores elétricos na Europa

A concepção de veículos e equipamentos com motores elétricos está ganhando força entre empresas europeias. Alguns produtos já estão sendo testados no mercado europeu, mas a intenção das fabricantes é que em alguns anos sejam comercializados em outros continentes.

A Mercedes-Benz está fornecendo algumas unidades para testes do seu primeiro caminhão pesado totalmente elétrico, o Urban eTruck. O equipamento possui 25 toneladas e autonomia de até 200 km e, de acordo com a fabricante, terá produção em grande escala até 2020.

A Volvo apresentou recentemente o protótipo da escavadeira compacta EX2, um equipamento 100% elétrico que, segundo a empresa, é dez vezes mais eficiente que os modelos à combustão, com menor emissão de ruídos. O motor foi substituído por duas baterias de íon de lítio, para gerar uma potência de 38 kWh, armazenando eletricidade suficiente para o equipamento operar por 8 horas, em aplicações intensas.

No mercado de locação e vendas europeu, a Riwal converteu o motor a diesel e o tanque de combustível da plataforma de trabalho aéreo JLG 1200SJP em um motor elétrico, com bateria, carregador e controles. Segundo a empresa, essas mudanças serão significativas para o equipamento zerar as emissões de gases e reduzir os níveis de ruído nas aplicações em ambientes fechados.

Fonte: Portal dos Equipamentos