Estudos apontam significativa queda na venda de máquinas

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) informa que em 2014 foram vendidas no mercado interno 27.070 máquinas (incluindo as importadas) da chamada linha amarela (tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras, rolos compactadores e outras). Já em outubro de 2015 estudos apontavam uma tendência de redução deste número da ordem de 50%.

A expectativa dos fabricantes era de que o ano terminaria com cerca de 13.500 máquinas vendidas. Ao final do primeiro trimestre de 2016 os resultados obtidos são ainda mais desanimadores. Comparado com o mesmo período do ano passado as vendas encolheram em 30% o que projeta, para o final deste ano, uma venda de 10.000 máquinas; o mesmo resultado atingido em 2006.

Fontes: Sobratema / Analoc