Em testes no Brasil, caminhão autônomo reduz prejuízo de empresa

Em testes no Brasil, caminhão autônomo reduz prejuízo de empresa

A Volvo apresentou o caminhão VM Autônomo fabricado no Brasil, que está sendo testado na Usina Santa Terezinha, em Maringá (PR), empresa do segmento sucroalcooleiro.

O veículo foi projetado para evitar o pisoteamento de soqueiras (brotos) de cana durante as operações de colheita, problema que chega a gerar prejuízos de 12% na produção anual.

De acordo com a Volvo, o caminhão autônomo reduz, sozinho, 4% dessa perda. O veículo percorre pelas linhas da plantação sem pisotear os brotos, com precisão de 2,5 centímetros, valor considerado satisfatório pelos especialistas consultados pela fabricante.

Segundo a usina, o esmagamento de pés de cana remanescentes na colheita é um dos grandes malefícios no cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, maior que os transtornos provocados por pragas ou intempéries climáticas.

No estado da Califórnia (EUA), a Alphabet também está testando um caminhão autônomo. De acordo com a empresa, há oito anos estão sendo feito testes em hardware e software autônomos e outras técnicas para serem integradas em um caminhão.

Os testes em rodovias públicas na Califórnia por enquanto são feitos com um motorista junto ao volante, para fins de coleta de dados, e até o final do ano serão realizados também nas ruas do Arizona.

Fonte: Portal dos Equipamentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado: Estamos de mudança! Neste período os contatos podem ser feitos através dos telefones (31) 99514-7982 / (31)98409-7307 ou pelo whatsapp (31) 98845-1701. Na segunda-feira retomaremos as atividades no novo endereço: Rua Almirante Alexandrino, 125 - Gutierrez