Dicas para amenizar as perdas com materiais.

Dicas para amenizar as perdas com materiais.

Incentive atitudes sustentáveis e a conscientização

O desperdício de materiais de construção não só é um prejuízo para a obra, como também gera impactos ambientais. Portanto, dissemine a cultura da sustentabilidade entre os trabalhadores. Além disso, explique como muitos materiais remanescentes e entulhos podem ser reutilizados ou reciclados.

Da mesma forma, conscientizar a todos os envolvidos faz a diferença. A soma de pequenas mudanças no dia a dia resultará em grande economia. Como, por exemplo, alertá-los de que deve ser preparada apenas a quantidade necessária de concreto para o momento.

Não esqueça da mão de obra

Além dos materiais, é muito comum ocorrer o desperdício de mão de obra durante a construção. Tempo perdido com excesso de deslocamentos e manuseamento incorreto de materiais ou, até mesmo, ociosidade por falta de atividades, acarretam prejuízos financeiros.

Esses problemas podem ser minimizados com a otimização do canteiro de obras, o controle do recebimento dos materiais e, especialmente, a contratação de trabalhadores especializados, o acompanhamento e treinamento quando necessário.

Acompanhe de perto

De nada adianta implementar todas essas mudanças se não houver acompanhamento. Portanto, não deixe de visitar a obra constantemente. Mesmo que tenha uma empresa especializada contratada é importante reforçar constantemente e verificar se os materiais estão sendo utilizados corretamente e da melhor forma.

Para que todas essas ações sejam realmente efetivas na redução do desperdício no canteiro de obras é preciso transformá-las em hábitos. Implemente as melhorias, cientifique e engaje os trabalhadores e responsáveis. Incentive novas ideias, acompanhe constantemente e, certamente, seu objetivo será alcançado.

 

Fonte: inovaconcreto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf