Construction Summit 2016 – Fundamentos das Construções de Alta Qualidade Ambiental

Fundação Vanzolini falará sobre os fundamentos das Construções de Alta Qualidade Ambiental – AQUA-HQE durante palestra no Construction Summit 2016

O setor da construção civil no Brasil tem procurado empreender ações para reduzir o uso de recursos naturais e a geração de resíduos durante as obras bem como em mitigar a emissão de carbono de seus empreendimentos. São inúmeras soluções de engenharia e tecnologia em novos materiais aplicados, que visam garantir a sustentabilidade durante a vida útil do projeto.

A comprovação de que a construtora empregou recursos nas fases da obra para que o empreendimento seja sustentável é feito por órgãos certificadores, como é o caso da Fundação Vanzolini, com a certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), que está fundamentado em planejamento e controle desde as etapas iniciais de definição do partido arquitetônico e urbanístico, passando pelo programa, pré-projeto, projeto, execução e operação.

“Cada vez mais, a sustentabilidade comprovada pela certificação de terceira parte evolui entre os empreendedores e seus colaboradores e os usuários do ambiente construído, pelos seus benefícios cada vez mais evidentes para todos e com reflexos sócio-econômicos positivos para a sociedade”, afirma o coordenador executivo da Certificação AQUA-HQE, o professor Manuel Carlos dos Reis Martins, que apresentará uma palestra sobre o tema no dia 16 de junho, durante o Construction Summit 2016, a ser promovido em São Paulo.

Por esse motivo, é possível perceber a crescente preferência pelos empreendimentos efetivamente sustentáveis. Atualmente, o AQUA-HQE possui 235 empreendimentos certificados, totalizando 395 edifícios com mais de 7 milhões de m² certificados. “Mesmo ao longo da crise, que tem exigido reflexões profundas dos empreendedores sobre o que oferecer ao mercado, há um interesse cada vez maior para a obtenção do certificado Empreendedor AQUA, já conquistado pela EVEN e Rio Verde, com mais um empreendedor em processo e outros sete, preparando-se para assumir o compromisso de realizar todos os seus empreendimentos sustentáveis e certificados AQUA-HQE”, destaca Martins.

Segundo o coordenador executivo, a certificação AQUA-HQE tem foco permanente no ser humano, no qual 50% das exigências de desempenho visam as condições ideais de saúde e conforto e 50% promovem benefícios ambientais. “Esse processo requer alterações importantes no comportamento dos empreendedores, tendo já os principais líderes do setor adotado o planejamento dos empreendimentos de forma sustentável, antes mesmo do início do projeto”, explica.

As soluções arquitetônicas e técnicas para atenderem aos critérios do AQUA-HQE, que visam obter os melhores resultados ambientais, com economia de recursos naturais, consideram o programa de necessidades do empreendimento, o contexto local, a estratégia ambiental do empreendedor, a análise econômica global, o usuário e as demais partes interessadas e a regulamentação. “Um exemplo é o Shopping Riomar Recife, da JCPM, com impactos positivos em imagem, conforto e saúde dos usuários, economias durante o uso, além de causar uma transformação no seu entorno, em termos sócio-econômico-ambientais, com significativas melhorias na região”, finaliza Martins.

Para realizar sua inscrição na palestra da Fundação Vanzolini no Construction Summit, basta entrar no site oficial: www.constructionsummit.com.br

Fonte: Construction Summit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf