Conheça os 4 Tipos de Licitações

Existem vários tipos de licitação, mas eu vou falar apenas sobre os que se relacionam com a Construção Civil. Aliás, algumas regras são exclusivas para obras e serviços de engenharia.

Por exemplo, você vai notar abaixo que o que determina qual modalidade de licitação vai ser usada é, basicamente, o valor do orçamento para o projeto.

As 4 modalidades que você precisa conhecer são:

1. Convite

Contratos de licitação com valores relativamente baixos, de até R$150 mil para obras ou serviços de engenharia, são realizados pelo método conhecido como convite.

Esse é também o método de licitação mais rápido, já que as obras são menores. Pelo menos 3 empresas são convidadas a participar no processo.

2. Tomada de preços

Obras e serviços de engenharia que custem até R$1,5 milhão são realizados pela tomada de preços.

Esse método de licitação exige um cadastro prévio dos interessados. Com os documentos exigidos em dia, a empresa recebe um certificado que a habilita a participar no processo.

3. Concorrência

Obras e serviços de engenharia com valor a partir de R$1,5 milhão são obrigatoriamente licitadas pelo regime de concorrência.

Para manter a transparência, esse tipo de processo recebe ampla divulgação para garantir que qualquer interessado faça sua oferta. Mas as exigências são altas e eliminam muitos logo no início do processo.

4. Pregão

No modelo de pregão, que pode ser feito tanto presencialmente quanto online, não existe limite de valores, e o processo é feito em sessão pública.

O pregão foi feito para acelerar os processos de licitação, e o menor preço é estabelecido por meio de lances que os participantes oferecem.

Fonte: sienge