Confira as nossas dicas de limpeza Pós Obra

Confira as nossas dicas de limpeza Pós Obra

Atenção aos EPI’s:

A primeira coisa a se pensar, em qualquer etapa da obra, são os equipamentos de proteção. Os produtos de limpeza são tóxicos e podem oferecer risco à saúde, se inalados ou caso entrem em contato com a pele. Por isso, luvas e máscara de proteção são indispensáveis. Para evitar respingos nos olhos, providencie óculos de proteção. Usar botas impermeáveis de PVC evita o risco de quedas e de contato com produtos corrosivos.

Escolha o produto com cuidado:

Para fazer a limpeza depois da obra, é preciso ter em mente o tipo de superfície que receberá o produto. Cada material exige um cuidado diferente, e usar o produto incorreto pode causar grandes prejuízos. Algumas superfícies, por exemplo, como porcelanatos e cerâmicas, exigem produtos de limpeza específicos, que são encontrados em lojas de materiais de construção e supermercados. Para vidros, existem produtos voltados para a limpeza pós-obra, que rendem mais que os limpa vidros tradicionais e não deixam resíduos.

O tipo de sujidade também é relevante na hora de escolher o produto. Uma dica é usar alcalinos para remoção de materiais de composição orgânica (como graxa, cera, cola, gordura etc.) e produtos de base ácida para remover restos de materiais (cimento, gesso, rejunte, terra etc.). Os produtos neutros podem ser utilizados para fazer limpezas de manutenção ou aquelas mais comuns, como pó, poeira e outros resíduos. Para saber se um produto é neutro, alcalino ou ácido, basta verificar na embalagem.

Recolha primeiro todos os entulhos:

Os entulhos resultantes de uma obra são geralmente fonte de toda a poluição causada pela construção civil que é despejada no meio ambiente, então saber a forma correta de descartar esses materiais é um dos passos mais importantes da limpeza. É necessário entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como é feito o procedimento de descarte desse lixo. Geralmente é necessário fazer uso de caçambas para colocar todo o resto dos materiais e entulhos soltos.

Elimine todos os pós da construção:

Depois que todo o entulho for recolhido, chegou a hora de tirar o pó da construção — gesso,  cimento e tijolo. Se esses materiais tiverem contato com a água, podem acabar piorando a situação da sua casa e causando ainda mais sujeira.

Remova as manchas de tinta:

Mesmo que, na hora da pintura, o piso tenha sido protegido, é normal que alguma mancha acabe aparecendo. Para resolver esse problema, você vai precisar de um removedor de tinta. Esse tipo de material é bem forte, por isso use luvas ao manuseá-lo e deixe o ambiente bem arejado para o cheiro sair. Fique atento às instruções do removedor para não danificar nenhum tipo de piso.

Finalizada a limpeza, deixe as janelas e portas abertas para ventilar e eliminar o cheiro forte dos produtos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf