Como descartar entulho de obra?

Apesar de fundamental em nossa sociedade contemporânea, a indústria da construção civil o principal gerador de resíduos sólidos da sociedade. As sobras e restos de materiais de construção demoram muitos anos para se decomporem no meio ambiente.

A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), número 307 de 2002, estabelece os procedimentos necessários para a gestão dos resíduos da construção civil.

Dentre as definições abordadas nesta resolução, foi estabelecido que entulhos, ou resíduos da construção civil (RCC) são materiais residuais provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis. Alguns exemplos são: tijolos, blocos, cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc.

Esses resíduos podem ser classificados de diferentes maneiras, de acordo com a sua natureza e com as possibilidades de reutilização ou reciclagem. Assim, de acordo com a Conama Nº 307/2002, existem quatro diferentes classes possíveis.

Classe A

Resíduos recicláveis e passíveis de reutilização provenientes de construção, demolição, reformas e reparos de edificações, pavimentação e raspagem de ruas, de obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, além de tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto;

Classe B

Resíduos recicláveis formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral, incluindo gesso;

Classe C

Resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis para recuperação ou reciclagem;

Classe D

Resíduos perigosos oriundos do processo da construção, como tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.

Como descartar o entulho?

O entulho deve ser reciclado ou reutilizado. A reutilização e reciclagem de entulhos são consideradas uma prática sustentável das empresas, pois além de diminuir o impacto ambiental, reduz custos.

As empresas geradoras de entulho devem implantar planos para o gerenciamento de resíduos em suas obras, a redução da geração e o desperdício de materiais, e ainda reutilizar, reciclar e, quando necessário, descartar os restos de forma adequada.

Para o descarte correto do entulho é necessário consultar a prefeitura e verificar quais são os locais adequados para recolhimento do resíduo, pois são elas as responsáveis por estabelecer áreas adequadas para o descarte de entulho.