Como convencer o seu cliente que  alugar um equipamento é melhor do que comprar

Como convencer o seu cliente que alugar um equipamento é melhor do que comprar

Muitas empresas se perguntam se para um projeto é ideal alugar ou comprar um equipamento. O aluguel de equipamentos oferece benefícios efetivos em economia de tempo e custo.

Veja 9 razões para convencer o seu cliente a alugar um equipamento em um próximo projeto.

Disponibilidade imediata de equipamentos

Com planejamento, é possível alugar os equipamentos no tempo que os seus clientes necessitam. Em casos até de demanda emergencial, a locação é uma solução mais adequada do que a aquisição.

O aluguel de equipamentos garante que seu cliente receba equipamentos duráveis, certificados e prontos para uso seguro.

Facilidade de Gerenciamento

Muitas vezes é difícil gerenciar a aquisição de equipamentos, transportá-los para lugares diferentes e fazer a manutenção adequada.

Na locação tudo isto está incluso como serviço agregado e facilita a vida do cliente. Ao alugar o equipamento, seu cliente pode alugar a peça exata e a quantidade necessária.

Benefício fiscal

Facilidade de Contratação

É muito mais fácil contratar um serviço de locação do que comprar ativos. O risco é menor, a responsabilidade é menor, o valor envolvido é menor e a burocracia também. Sem contar a flexibilidade de adaptar o contrato às novas necessidades.

Tempo de pausa

Qualquer equipamento está sujeito a eventuais falhas. Nessa situação a empresa locadora pode substituir o equipamento por outro de mesmo porte, minimizando assim o tempo ocioso do funcionário, eliminando os custos de reparação e a parada delongada do serviço. Em caso de compra, um equipamento com falha certamente torna-se um prejuízo.

Manutenção

Ao alugar um equipamento o cliente beneficia-se na manutenção porque fica livre dos chamados técnicos, da inventariação de peças sobressalentes, e dos registros de manutenção.

Na locação, a manutenção está inclusa por todo o período do contrato (desde que a falha seja por defeito, e não por mal uso).

Equipamentos obsoletos

Ao comprar uma máquina é fato que a tecnologia ficará obsoleta com tempo, Existe sempre o risco de atrasar algum trabalho com a utilização de equipamentos próprios mais velhos, além da perda de produtividade da empresa com um todo.

Com a locação seu cliente sempre terá à disposição equipamentos novos ou seminovos totalmente aptos ao trabalho.

Ou seja, ao comprar, o seu cliente faz um compromisso de longo prazo. Ao alugar, ele obtém o equipamento necessário apenas pelo tempo necessário.

Controle de custos

É difícil avaliar os valores reais da aquisição de equipamentos. Muitos são os estudos, mas de difícil aplicação.

É preciso considerar todos os custos diretos, indiretos e “ocultos” envolvidos na aquisição, como: tempo do operador parado aguardando manutenção, compra de peças de reposição, contratação de empresa de assistência técnica e gerenciamento de contrato de manutenção.

Esses são só alguns dos problemas que geram custos elevados em uma linha de equipamentos próprio. Na locação, a fatura do aluguel é o único elemento a ser contabilizado.

O aluguel de equipamentos permite determinar os custos com facilidade e precisão para o seu projeto.

Liberação do capital

O recurso do aluguel de equipamentos libera o capital para outras necessidades, mesmo que o equipamento seja financiado.

Por exemplo, ao comprar equipamentos existe a necessidade de imobilização de capital. Com a locação não há necessidade de disponibilizar grandes quantias, permitindo que a empresa possa investir este dinheiro no foco do negócio.

O aluguel de equipamentos é realmente alto muito benéfico para a indústria da construção. Em uma próxima prospecção de cliente, lembre-se desses pontos e destaque como o cliente ganha em economia e tempo ao alugar um equipamento.