COMO CONTRATAR MÃO-DE-OBRA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL?

A construção civil é um dos setores que mais emprega no país. E essa atividade exige mão-de-obra intensiva. É ela que consome boa parte do orçamento da construção.

Um grande número de trabalhadores é atraído para a área justamente por causa da larga oferta de vagas. O problema é que vários deles são novatos, sem nenhuma qualificação para o serviço. A taxa de profissionais com menos de um ano de experiência é altíssima, o que pode causar um impacto negativo no ritmo de trabalho.

Muitas vezes, esses profissionais são os responsáveis por atrasos, falhas e pelo desperdício. Escolher bem os seus funcionários é garantir a qualidade do serviço, além de aumentar a sua produtividade. Por isso, confira as nossas dicas para você ter sucesso nas contratações.

1. PROMOVA AS VAGAS DISPONÍVEIS

Na hora de anunciar, esteja atento para o tipo de profissional que você deseja. É fundamental que exista um projeto ou um planejamento da atuação na empresa. Se o cargo exige alguma exigência, não se esqueça de divulgar essa informação.

Dê publicidade ao anúncio, assim mais gente vai ficar sabendo a respeito das vagas. Além de divulgar na própria obra, procure outros meios de comunicação, como jornais, rádios e o SINE.

1. FAÇA UMA SELEÇÃO INICIAL COM OS CANDIDATOS

Vários interessados vão aparecer na obra ou na empresa em resposta ao anúncio. Logo no primeiro momento, é necessário fazer uma triagem para descartar aqueles que não são adequados para o serviço. Durante a entrevista, tente identificar quem está mesmo disposto a trabalhar de quem busca uma atividade passageira.

Depois dessa seleção inicial, analise a carteira de trabalho dos candidatos. Dê preferência para quem já trabalhou no setor e possui experiência com carteira assinada. Verifique as empresas para quem o candidato já trabalhou e quanto tempo passou em empregos anteriores. É um bom indicativo para avaliar a qualidade do profissional. Caso a função exija mais responsabilidade, peça referências e não hesite em checá-las.

Atenção: essa tarefa é do Departamento Pessoal. Caso você não disponha de uma equipe, certifique-se de que o processo seja realizado por uma pessoa capacitada para atuar com gestão de pessoas.

1. CONFIE NA OPINIÃO DO MESTRE-DE-OBRAS

Valorize a opinião de quem lida diretamente com os trabalhadores e, por isso mesmo, entende bastante do assunto.

O mestre-de-obras também deve entrevistar os funcionários que vão atuar na sua equipe. Ele é quem tem o conhecimento necessário para avaliar o pessoal mais indicado para cada função. Sem contar que é capaz de reconhecer quem está realmente procurando um emprego e merece a oportunidade.

1. REALIZE UM EXAME ADMISSIONAL

O exame admissional é indispensável. Nenhum funcionário pode começar as atividades sem passar por ele. Esse procedimento deve ser realizado por uma clínica especializada em medicina do trabalho.

Caso a empresa ainda não tenha parceria com uma clínica, é interessante providenciar isso. O cuidado com a medicina do trabalho garante o bem-estar e o rendimento do funcionário, além da segurança na obra.

1. INVISTA EM QUALIFICAÇÃO E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

Baixos níveis de formação da mão-de-obra é uma das principais reclamações do setor. Se a empresa tiver a possibilidade, invista em cursos de qualificação para trabalhadores.

Vale a pena também buscar programas de treinamento oferecidos pelos sindicatos e cursos técnicos do governo. Incentive os seus funcionários a frequentar esses cursos e se profissionalizar cada vez mais. A qualificação é um diferencial.

1. MÃOS À OBRA!

Depois da seleção, o profissional deve se apresentar para a contratação efetiva trazendo os documentos necessários à sua admissão. Esse processo deve ser acompanhado pelo Departamento Pessoal ou por um funcionário competente, a fim de o processo e evitar qualquer erro.

Fonte:BlogdaObra