Como construir em terreno com declive?

Como construir em terreno com declive?

A palavra declive vem de declínio ou descida e no caso de um terreno pode ser um problema para a construção de uma casa, uma vez o que é quase consenso de que o terreno precisa estar plano para iniciar as obras de construção. Pelo menos este é o pensamento atual e grande maioria das construções parte do princípio de que primeiro é necessário nivelar o terreno. Mas o que fazer quando houver um declive ou o desnível for muito acentuado?

Alternativas

Neste caso há três alternativas: Nivelar o terreno, sistema de escadas com porão ou garagem.

Nivelamento

A primeira delas fazer o nivelamento do terreno mesmo que ele tenha um declive muito acentuado. Sempre que falamos nivelamento é preciso pensar que a dois tipos de nivelamento. O primeiro é aquele que você tem que tirar terra para nivelar e o segundo é aquele que você precisa colocar terra para nivelar. No primeiro caso a situação é mais fácil, pois basta tirar a terra que você precisa, mas o segundo caso é mais complicado já que para colocar terra é necessário fazer um muro de arrimo ou de sustentação e neste caso se ele for muito acentuado o custo para construção do muro e posteriormente para colocação da terra pode tornar o custo da obra muito elevado.

Sistema de escadas

A segunda alternativa que você construir considerando o declive do terreno, neste caso o arquiteto poderá projetar uma casa considerando e declive e para isso poderia fazer uma espécie de um sistema de escadas, criando um dois ou três níveis planos como se fossem degraus de uma escada. Evidentemente que o projeto precisa ser mais elaborado, nesse caso você poderia utilizar um plano com garagem, no segundo plano como sala, cozinha e área de serviço e o terceiro plano para os quartos, por exemplo. Nesse caso a ideia é a mesma que você fosse construir um sobrado, mas seria um sobrado em diagonal.

Antes porém de tomar a decisão é preciso consultar um arquiteto e um engenheiro para fazer uma estimativa o que é possível ser feito em ambos os casos. Nivelar um terreno com declive muito acentuado pode ser caro, elaborar um projeto considerando o desnível do terreno requer um pouco de precisão por parte do arquiteto, por isso é necessário colocar os dois na mesa de conversar para buscar a melhor alternativa visando o melhor custo e benefício e também o aproveitamento adequado do terreno.

Garagem

Se você acha que aterrar não é uma opção, poderá fazer a casa em cima e planejar a garagem na parte de baixo. Assim, você aproveita a topografia do terreno para usar a seu favor. A vantagem disso é que você ficará com mais terreno livre para fazer uma casa maior ou usar o espaço que seria da garagem para outra coisa, como jardim, por exemplo.

 

Fonte: casadicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf