Como baratear uma obra na construção de uma casa?

Um dos grandes desafios para quem está construindo é baratear o custo da construção, mesmo para os mais endinheirados a preocupação com a economia deve ser uma constante, afinal estamos falando de recursos finitos para necessidades infinitas. Mas para boa parte daqueles que estão construindo ou que pretendem construir uma casa, baratear o custo da construção é uma ordem e por isso gostaria de dar algumas dicas para esta difícil tarefa.

Projeto

Lendo algumas revistas especializadas em construção civil e vendo alguns orçamentos construtivos percebi que o projeto ocupava uma fatia significativa do custo total da obra, mas para quem deseja economizar, a coisa começa por ai. Contratar um engenheiro ou um arquiteto, por exemplo já determina esta diretriz. Geralmente arquitetos podem ser mais caros, já que executam um trabalho mais amplo também. Mas se a ordem é economizar, creio que você precisará fazer concessões e para um projeto básico o engenheiro resolve bem o problema.

Embora eu concordo que vale mais a pena contratar um arquiteto, mesmo que você pague mais pelo projeto, é possível economizar em outras etapas.

Algumas dicas para economizar no projeto:

• Discuta com o arquiteto todos os detalhes do projeto e procure entender bem o que está sendo proposto para avaliar o custo;
  • Algumas mudanças pequenas podem ser significativas em termos de custo. Arquitetos tem excelentes ideias, mas algumas custam caro;
  • Se possível sempre trabalhe com duas opções. Exemplo: uma proposta com telhado embutido e outra com telhado convencional. Assim você avalia qual fica mais em conta;
  • Entre outros.

Mão de obra construtiva

Pedreiro, marceneiro, pintor, eletricista e outros profissionais são necessários para a construção, mas o preço de cada um varia muito. Recentemente ao fazer algumas pesquisas e sondagens de preço de mão de obra de construtores, percebi variação de preço de quase 100%, isto é muito significativo no montante final da obra. Então a dica aqui é pesquisar muito, desde a qualidade do trabalho do construtor, mas também o preço para a execução da obra. Vale lembrar que antes de contratar, tente fechar um valor pela obra inteira e negocie um desconto.

Nas duas casas que construí o valor gasto com a mão de obra, representaram os seguintes percentuais:

• 1ª casa – 40,83%
  • 2ª casa – 35%

Mas tome cuidado. Economizar muito na mão de obra nem sempre é uma boa opção. Conhece aquele ditado de que o barato sai caro? Pois é, as vezes um pedreiro ou outro profissional da construção muito barato pode não fazer um serviço de qualidade e se precisar refazer, ai o custo fica mais alto do que contratar um bom profissional logo de cara.

Faça você mesmo

Outra possibilidade que pode contribuir muito para diminuir os custos com a construção de uma casa e você assumir parte da mão de obra, ao invés de contratar alguém para fazer. Existem algumas etapas que podem ser feitas assim. Alguns exemplos:

• Pintura. Embora seja necessário fazer um trabalho bem feito, é possível aprender a pintar e fazer este trabalho que pode gerar uma boa economia. Há diversos vídeos no Youtube ensinando aplicar massa corrida na parede e também pintura.
  • Envernizar portas e janelas. Esta é uma tarefa que você também pode fazer. Portas e janelas de madeira precisam ser envernizadas e o trabalho não é tão difícil assim de fazer.
  • Parte elétrica. Embora seja um trabalho delicado, mas se você já conhece um pouco de eletricidade e instalações, poderá fazer a instalação. Mas se você não sabe nada sobre isso, não tente, pois poderá provocar danos sérios.
  • Colocação de lustres, luminárias, armários e outras instalações comuns
  • Entre outros

Material básico

O material básico como areia, cimento, pedra, ferro, blocos, telhas, madeira e outros não costumam ter variações de preços muito altas, mas mesmo assim uma pesquisa de preços ainda é a melhor forma de economizar. Mas o que deve ser adotado aqui visando economia são tipos de materiais mas baratos, como é o caso da madeira para a cobertura. Normalmente quando você vai a uma madeireira eles oferecem dois tipos de madeira, uma boa e outra de “segunda”, vamos assim colocar. O detalhe é que esta de segunda também resolve bem o problema o custo dela é muito inferior à primeira opção.

Outro item que dá para economizar e no tipo de bloco, o de 8 furos por exemplo chega a ser R$ 100,00 mais barato que o mesmo bloco de 9 furos, e muito mais econômico que o tijolinho. Telhas, e outros materiais básicos seguem essa mesma linha, ou seja, sempre haverá dois ou mais tipos, cuja variação de preço pode ser muito grande.

Fonte: casadicas