Caçambas irregulares comprometem mobilidade em Belo Horizonte

Prefeitura da capital mineira garante que faz a fiscalização.
Denúncias podem ser feitas pelo site; veja abaixo o link.

As caçambas estão espalhadas por Belo Horizonte. A prefeitura garante que fiscaliza o serviço, mas nas ruas da cidade é fácil encontrar flagrantes de irregularidades. Na Rua Pitangui, no bairro Sagrada Família (Leste), a caçamba está parada bem embaixo da placa de proibido estacionar. O entorno dela está todo sujo e as informações, que deveriam ser bem visíveis como telefone e CNPJ, estão apagadas.

Outra caçamba com sinalização correta estava parada no bairro Floresta (Leste), mas ficou num ponto em que o estacionamento só é permitido em certos horários.

Na Rua Aguapeí, no bairro Serra (Centro-Sul), a caçamba não tem nenhuma identificação. Quem trabalha em frente à obra, reclama da ocupação constante das vagas.

Outra, na Rua Humaitá, no bairro Padre Eustáquio (Noroeste), atrapalha a visão de quem atravessa o cruzamento ou precisa virar à esquerda.

Mesmo com tantos flagrantes de irregularidades, a Secretaria de Regulação Urbana garante que a fiscalização é feita todos os dias. Só neste ano, até agosto, foram 81 notificações de irregularidades envolvendo caçambas.

Os fiscais medem a distância da caçamba até a esquina, verificam os dados da empresa e se ela tem alvará. As irregularidades são registradas em fotos e a partir daí, a empresa é notificada.

O Sindicato das Locadoras de Equipamentos de Minas Gerais explicou que os problemas, em geral, são de empresas ilegais. O sindicato ressalta que orienta os filiados a seguir todas as normas. Em caso de descumprimento, eles são notificados e podem perder a licença.

A Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização informou que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, no posto do BH Resolve, no Centro de Belo Horizonte, na Avenida Santos Dumont, 363. Mais informações no site da prefeitura.

Veja o vídeo da reportagem em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/10/cacambas-irregulares-comprometem-mobilidade-em-belo-horizonte.html