Caçamba tritura e reaproveita resíduos de demolição

Caçamba tritura e reaproveita resíduos de demolição

O descarte de resíduos de demolição é sempre um problema para as empreiteiras, não só do ponto de vista socioambiental, como no que se refere a custos. Para não se tornarem entulho, eles precisam ser carregados e transportados por caminhões até os chamados “bota-fora”, enfrentando tráfego de veículos das grandes metrópoles, gerando custo operacional em canteiro, consumo de combustível, entre outros gastos.

Elas são a alternativa mais econômica para trabalhar na reciclagem do entulho em substituição às grandes máquinas recicladoras. Trituram o material, separando a ferragem do concreto, que pode ser reaproveitado como aterro no alicerce da própria obra e garantir o primeiro passo para a obtenção do selo verde desde o início da construção. Quando vendido ou destinado a algum bota fora, o resíduo de demolição triturado preenche melhor os espaços vazios das caçambas basculantes dos caminhões, reduzindo em até 30% a quantidade de viagens.

SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

Quando os resíduos entram num circuito de reaproveitamento, geram lucro. Podem ser transformados em brita e reaproveitados no próprio local da obra, o que é uma solução econômica e sustentável. Até a pouco tempo, o material de demolição que era considerado lixo passou a ser aproveitado para a formatação de bases de pavimentos, obras de praças, terraplenagens, rodovias, drenagens e aterros de escavações. Além disso, pode ser estocado e empregado na manutenção de obras de infraestrutura, como rodovias e esgotos.

Esses implementos são importantes contra a degradação ambiental, por reduzirem os danos causados pelo descarte incorreto de resíduos de demolição e contribuírem com melhor qualidade de vida da população. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) contabilizam quase 62 milhões de toneladas de resíduos gerados no Brasil no ano passado. O grave é que 42% desses resíduos foram parar em lixões e locais ambientalmente inadequados.

As caçambas trituradoras podem ser acopladas em escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, pás carregadeiras e mini carregadeiras. É desnecessário fazer adaptações no sistema hidráulico das máquinas para operar com o implemento, o que torna a operação mais assimilável pelos prestadores de serviço.

Fonte: Portal dos Equipamentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf