Balanço sucessivo permite vencer grandes vãos em locais de difícil acesso

Um dos sistemas mais versáteis para a construção de pontes e viadutos, o balanço sucessivo é uma técnica inventada no Brasil e aplicada quando é preciso vencer vãos de 60 a 240 m em locais com restrições para a implantação de escoramentos. O processo tem aplicação quando a altura da ponte em relação ao terreno é muito grande ou quando é preciso transpor vias de tráfego intenso em perímetros urbanos. Outro uso importante é na execução de tabuleiros em pontes estaiadas.

Também conhecido como balanço progressivo e avanço sucessivo, o método foi criado nos anos 1930 pelo engenheiro Emilio Baumgart para o projeto da ponte sobre o Rio do Peixe, em Santa Catarina. Desde então, graças a avanços tecnológicos como o desenvolvimento de concretos de alto desempenho e de ferramentas computacionais para avaliação do comportamento das estruturas, as pontes construídas por essa metodologia tornaram-se mais seguras, com maior capacidade de suporte de carga admissível e com menor peso próprio.

tecnica-para-construcao-de-ponte

Ponte sob construção em Edimburgo, capital da Escócia (clivewa/ Shutterstock.com)

COMO FUNCIONA?

A construção de uma ponte por balanço sucessivo se baseia na execução da estrutura em aduelas, que são segmentos de concreto com 3 a 10 m de comprimento. Partindo de um pilar de suporte central, as aduelas avançam em balanços até cobrir todo o vão necessário.

Para a montagem utiliza-se um carro de avanço. Essa estrutura treliçada móvel, uma vez apoiada na aduela zero (ou adula de arranque), se movimenta a cada seção transversal executada com a ajuda de trilhos e rodas.

A qualidade e a produtividade da construção estão diretamente ligadas às características das fôrmas e das treliças utilizadas. A especificação do equipamento deve levar em conta a carga e as dimensões das aduelas.

Ubirajara Ferreira da Silva

Podem ser utilizados métodos de avanço manual ou hidráulico. O mais importante é que a movimentação do carro proporcione um avanço preciso e simétrico em ambas as direções para evitar um desequilíbrio da superestrutura. Quando necessário, o projeto deve prever apoios provisórios para proporcionar a estabilização da superestrutura durante a execução.

ADUELAS DE CONCRETO

As aduelas podem ser concretadas no local (solução mais usual) ou serem pré-moldadas. No primeiro caso, a concretagem é executada em fôrmas metálicas deslocáveis em balanço e suportadas pelos trechos já concluídos. Terminada a cura, as aduelas são protendidas.

No caso dos segmentos pré-moldados, a ligação entre as peças se dá por cabos de protensão com o auxílio de cola polimerizável à base de resina epóxi. Nesse sistema é possível reduzir o prazo final da obra, uma vez que a fabricação das aduelas ocorre simultânea à execução da infraestrutura e da mesoestrutura.

A definição do tipo de aduela é influenciada por fatores como prazo de execução, equipamentos disponíveis e experiência da construtora. O engenheiro Ubirajara Ferreira da Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE), conta que algumas particularidades das aduelas pré-moldadas fazem com que elas sejam vistas com restrição para a montagem de pontes em balanços sucessivos na Europa. Entre os motivos para tal receio estão a inexistência de armaduras comuns passantes nas juntas e eventuais falhas na aplicação da cola epóxi, além de dúvidas quanto à reação das juntas às ações das forças cortantes. Mas para o projetista, isso não é motivo para evitar o uso dessa tecnologia. “O sistema com aduelas pré-moldadas pode ser empregado com segurança desde que as juntas contenham sempre tensões de compressão mínima da ordem de 3 MPa”, afirma.

Julio Timerman

Construir uma ponte com balanço sucessivo requer uma série de cuidados executivos. Os controles se aplicam desde os materiais (concreto, aço e formas) à execução em si. “Um ponto crítico é a verificação dos deslocamentos da superestrutura em função do avanço das aduelas”, conta Julio Timerman,sócio-diretor da Engeti e coordenador do Comitê Técnico de Pontes e Grandes Estruturas da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece). Segundo o engenheiro, tal controle pode ser feito através de modelos numéricos computacionais que simulem o comportamento da estrutura à medida em que os serviços avançam.

PONTES EXECUTADAS EM BALANÇOS SUCESSIVOS

O Brasil é rico em exemplos de pontes e viadutos executados com balanço sucessivo. A Rio-Niterói, construída nos anos 1970, teve trechos executados com aduelas pré-moldadas contendo juntas conjugadas preenchidas com resina epóxi e comprimidas pelas tensões de protensão. Mais recentemente a nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul na rodovia presidente Dutra, entre os municípios de Resende e Porto Real, também no estado do Rio, utilizou a metodologia. Na obra foi possível executar 17 aduelas moldadas in loco em dois meses de trabalho graças, em grande parte, à utilização de um sistema hidráulico para a movimentação do carro de avanço.

Em São Paulo, a ponte sobre a Represa Billings que integra o trecho sul do Rodoanel tem superestrutura formada por aduelas moldadas no local executadas por balanço sucessivo. A técnica foi utilizada também no trecho de serra da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes, que liga a capital paulista à Baixada Santista. Nesse caso foram utilizadas aduelas de 4 m moldadas no local, todas com protensão longitudinal.

Fonte: Portal dos Equipamentos.