Abendi certifica operadores de equipamentos

A certificação de operador de equipamento, que normalmente é fornecida pelo empregador ou por entidades que ministram treinamentos, agora poderá ser entregue por órgãos independentes. Isso porque a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), em parceria com a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), desenvolveu um sistema que atesta, de forma imparcial, se uma pessoa atende aos requisitos pré-estabelecidos em normas técnicas específicas para operação de equipamentos.

Wilson de Mello Jr., diretor de certificação e desenvolvimento humano da Sobratema, explica que esse sistema é um reconhecimento formal, por organismo independente de certificação e sem qualquer vínculo com fornecedores ou usuários de equipamentos. “A Abendi é uma entidade acreditada pelo Inmetro que adota um processo de avaliação imparcial, colaborando para que a habilidade seja uniforme em todo território nacional”, explica.

Com validade de dois anos, a certificação pode ser obtida por profissionais treinados na operação de equipamentos como escavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, retroescavadeiras, rolos compactadores, pás carregadeiras, guindastes, gruas, guindautos, pontes rolantes e pórticos. Também podem buscar o certificado motoristas de caminhões basculantes, betoneiras, comboios de lubrificação, carretas-prancha, autobombas e espargidores.

Fonte: Portal dos Equipamentos