A importância da lubrificação para a saúde do seu motor

Entenda mais sobre esse sistema que é vital para o funcionamento de diversas máquinas e equipamentos a diesel

Você possui um motor diesel ou está considerando adquirir um?

Se a resposta for “sim”, sabia que é primordial manter a sua atenção no funcionamento do sistema de lubrificação do motor, bem como realizar manutenções preventivas constantemente para que ele não te deixe na mão e para garantir que tenha uma vida útil maior?

É sobre isso que vamos falar hoje!

A principal função do sistema de lubrificação é reduzir o atrito entre as peças móveis do motor reduzindo o desgaste natural causado por esses movimentos e auxiliar no sistema de arrefecimento. Além disso, um óleo lubrificante possui as seguintes propriedades:

●          Vedação: na viscosidade correta, ele impede vazamentos no sistema, além de ter um papel primordial na vedação da câmara de combustão, o que auxilia na redução de consumo e aumento da eficiência do motor;

●          Detergente: ele contribui para a limpeza completa do motor, removendo depósitos e impedindo a formação de novos resíduos nas galerias do motor;

●          Dispersante: evita o acúmulo de carvão no motor através da suspensão destes para que eles sejam descartados com a parte antiga, no momento da troca;

●          Anticorrosivo: neutraliza a ação ácida dos agentes água, ar e temperatura;

●          Antiferrugem: inibe a ação oxidante;

●          Antiespumante: evita a formação de espuma, que pode enfraquecer a película do motor;

●          Extrema pressão: aumenta a capacidade de manter a película protetora.

Como funciona o Sistema de Lubrificação?

Conhecer o funcionamento desse sistema é tão importante quanto entender as suas aplicações.

Ele opera da seguinte forma: o óleo fica armazenado em um depósito, onde é coletado através do captador e uma bomba de óleo que irá puxá-lo. Essa pressão faz com que o óleo seja bombeado pela galeria até encontrar uma válvula de alívio e entrar no filtro.

Depois de filtrado, para remover todas as impurezas que poderiam afetar negativamente o motor, o lubrificante é direcionado por todo o motor, chegando nas árvores de manivelas, bielas, árvore comando de válvulas, balancins, válvulas do motor e a bomba injetora. Quando o lubrificante passa por todas as peças móveis do motor, ele retorna ao local de armazenamento por gravidade, para recomeçar o ciclo enquanto o motor estiver ligado.

Como saber a hora certa de trocar o óleo?

Para evitar falhas no desempenho desse sistema, é preciso sempre se atentar ao nível do óleo e respeitar os períodos de troca. Não existe nenhuma análise visual ou subjetiva que possa garantir a integridade do lubrificante. Apenas uma manutenção periódica, realizada por profissionais indicados, será capaz de verificar isso, além de conferir todo o funcionamento do sistema.

Caso o uso do motor não seja contínuo, como por exemplo em grupos geradores utilizados em regime stand by, o óleo deverá ser trocado pelo menos uma vez a cada 12 meses.

É natural que, durante o funcionamento do motor, o óleo seja contaminado e, com o tempo, comece a perder suas características. Para evitar que os contaminantes sólidos danifiquem o seu motor, também é necessário que periodicamente seja trocado o filtro, de acordo com as orientações do fabricante do motor em questão, pois, como descrito anteriormente, ele possui um papel primordial no desempenho do sistema.

Como escolher o óleo certo para o motor?

Na hora de escolher o óleo lubrificante ideal, é importante verificar dois requisitos essenciais: a viscosidade e a resistência ditadas pelas condições de trabalho de cada motor. No manual de instruções que acompanham os produtos, estão descritas exatamente essas informações, em relação ao tipo, viscosidade, classificação, nível, filtros e períodos de troca.

Pode parecer bobeira, mas a diferença na composição do lubrificante pode comprometer seu equipamento. Utilizar qualquer óleo pode causar grandes danos ao seu motor, já que as peças não foram desenvolvidas para aquele tipo de elemento, por isso, atente-se sempre a esses detalhes!

Recentemente, a YANMAR South America, uma de nossas empresas parceiras, lançou uma linha de lubrificantes desenvolvida, testada e aprovada por sua equipe de Engenharia do Japão e do Brasil, com garantia de especificação para cada produto.

Esse lançamento já está disponível na rede de concessionárias autorizadas da YANMAR por todo o país. Acesse o site da empresa clicando aqui ou confira mais detalhes sobre esta linha em suas redes sociais @yanmarbrasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf