9 passos para montar sua locadora de equipamentos para a construção civil

9 passos para montar sua locadora de equipamentos para a construção civil

Locação de equipamentos para a construção civil é um dos setores mais promissores.  Isso porque muitas máquinas são utilizadas por um curto período de tempo e possuem altos custos, então ao invés de comprá-las é vantagem para a construção alugar mesmo que seja por períodos mais longos. Cada vez mais a cultura de locação está presente na vida dos brasileiros, tanto para pessoas físicas e jurídicas. 

Além de prover economia, as empresas locadoras de equipamentos facilitam o operacional do setor de construção e por isso é um negócio sólido e expansivo. Mas ao mesmo tempo a responsabilidade em fornecer equipamentos de qualidade é um grande desafio, e para isso sua locadora precisa ter a rentabilidade e lucratividade necessárias para que o negócio consiga atender às expectativas.

Veja 9 passos para criar uma empresa de locação de equipamentos para a construção civil e descubra as estratégias que a sua locadora deverá seguir:

O que é necessário para abrir uma empresa de locação? 

Ter um conhecimento geral do setor fará toda a diferença. Isso é avaliar as necessidades da construção civil e como a sua locadora pode melhor atendê-las. É importante também buscar conhecimento sobre gestão de máquinas e equipamentos. Para tanto, busque no Sindileq-MG todo o apoio necessário, tanto com informações estratégicas quanto na indicação de ótimos parceiros de negócios para você iniciar com o pé direito!

Público-alvo

Entenda quem é o seu cliente ideal. Toda empresa, negócio ou organização possui um público-alvo. Lembre-se que por tras de empresas, existem pessoas. Ir mais a fundo, então, na definição de público, é uma estratégia muito eficiente para conseguir falar e entender a necessidade das pessoas que pretende atender. Essas necessidades irão mostrar quais os equipamentos você deve ter na sua locadora.

Localização

A localização está relacionada diretamente ao sucesso ou ao fracasso da sua locadora. É fundamental escolher um local situado nos centros comerciais, próximo às outras empresas conectadas ao seu setor, como lojas de materiais para construção, onde seus clientes frequentam e que gerem um ponto de fácil acesso.

Para ter sucesso na escolha da localização pense nas respostas ideais para estas perguntas:

  • O meu cliente ideal tem fácil acesso a este endereço?
  • Qua será o foco da locadora? Atender pessoas físicas ou construtoras e empresas?
  • Se o foco for pessoa física, é alto o fluxo de pedestres no local?
  • Qual a concentração de comércio na região? 
  • Há concorrentes nas proximidades?
  • É preciso ter estacionamento?
  • Se o foco forem as construtoras e indústrias, possui veículos para entrega e agilidade no atendimento para novas entregas e possíveis substituições de equipamentos?
  • Já possui ferramentas para coibir e evitar fraudes e estelionatos nas locações?

Concorrência

Concorrentes podem ser sua arma secreta para conquistar o seu público definitivamente. Avaliar quais empresas competem diretamente com a sua, e os pontos fortes e fracos delas, é fundamental para saber qual estratégia adotar. 

É preciso oferecer melhores condições no custo-benefício e um atendimento com qualidade, ética e compromisso. Além disso, uma equipe bem treinada e prestativa, com vendedores que sabem negociar faz toda a diferença. 

Se você falhar em se diferenciar e conquistar novos clientes, frente ao seu concorrente, isso é como uma sentença de falência. Mas se colocar em prática essas dicas, seu negócio poderá conseguir desbancar a concorrência, além do seu faturamento chega em outro patamar de lucratividade. Esses fatores unidos certamente colocarão sua empresa à frente das concorrentes, fazendo com que tenha clientes fiéis e cresça.

Mix de Produtos

Ter uma linha de equipamentos e ferramentas diversificada em seu estoque proporciona a sua empresa oferecer melhores soluções para os clientes, garantindo uma maior probabilidade de fechar contratos. Além disso é importante descobrir as características dos equipamentos que estão sendo requisitadas por clientes. Entre os mais locados, são eles: 

  • Andaime fachadeiro
  • Andaime multidirecional
  • Andaime suspenso mecânico
  • Andaime suspenso motorizado
  • Andaime tubular
  • Bombas centrífugas, bombas submersíveis e de drenagens 
  • Caçamba
  • Compactadores de percussão
  • Compressores e/ou equipamentos de ar comprimido
  • Container
  • Elevador de obra
  • Equipamentos de corte e furos em concreto (aluguel)
  • Equipamentos de corte e furos em concreto (serviço)
  • Escoramento metálico (com projeto e assistência técnica)
  • Escoras metálicas (locação de escoras avulsas)
  • Ferramentas elétricas
  • Fôrmas para concreto
  • Gerador
  • Grua
  • Máquina / inversor de solda
  • Máquina de linha amarela (retroescavadeira, guindaste, trator, carregadeira, etc)
  • Máquinas e equipamentos leves (betoneiras, guinchos de coluna, etc)
  • Palcos e/ou equipamentos para eventos (exceto geradores)
  • Plataforma elevatória

Fornecedores

Ter as melhores marcas e fornecedores garantem qualidade e economia para sua locadora.  Por meio de parcerias com empresas e instituições como a Sotreq CAT e a Yanmar, as locadoras associadas ao Sindileq-MG têm direito à descontos exclusivos para investir em equipamentos e renovar o leque de produtos.

Os equipamentos devem ser atuais e possuírem uma elevada qualidade, e as empresas fornecedoras precisam oferecer boas condições de pagamento.

Gestão de estoque e manutenção

Gerir estoques é um ponto de extrema importância para o planejamento e controle da manutenção. Isso ajuda a trabalhar com estoques reduzidos e com mais agilidade, sem prejudicar a programação dos serviços e seus resultados. 

É importante registrar as datas de aquisição das máquinas, o tempo de vida-útil, as depreciações que sofreram com o tempo e as manutenções necessárias. 

Para ter uma boa gestão de estoque é necessário analisar o espaço físico necessário, o custo e valor de estoque investido, a segurança para evitar quebras, roubos ou a inutilização dos itens de estoque. É preciso também, ter um planejamento claro sobre as atualizações do estoque, focando em novas tecnologias e lançamentos do setor.

A manutenção, tanto preventiva quanto corretiva, é um ponto crucial e que vai impactar sua rentabilidade e lucratividade. Caso um equipamento comece a dar muitos problemas, é necessário avaliar se ele já está perto do fim de sua vida útil ou se seu cliente está utilizando mal a ferramenta. Nesse ponto é necessário fazer um check list na hora da entrega e fazer com que o cliente saiba que está funcionando perfeitamente, bem como orientá-lo no correto manuseio. Também na hora de receber um equipamento outro check list é necessário para avliar em quais condições ele foi devolvido e cobrar por reparos extras, caso seja necessário.

Identidade corporativa

Assim como uma pessoa, a empresa precisa de um nome, um ‘rosto’ e uma identidade. Esses são os aspectos que fazem com que uma pessoa seja reconhecida e o mesmo funciona para as organizações ou empreendimentos. Tudo que for feito pela empresa, seja no ambiente corporativo ou em ações externas, precisa ter a ‘assinatura’ da organização. Dessa forma ela sempre será reconhecida.

Ao escolher o nome, as cores e o logotipo da marca, mais do que apenas o gosto pessoal do empreendedor, é preciso pensar estrategicamente em qual será o efeito de cada um desses fatores na mente das pessoas. Tudo precisa ser propositalmente alinhado pensando nas questões que acabamos de citar (posicionamento, valores, estratégia, etc). 

Além disso, a sua locadora precisa trazer originalidade e autenticidade para se destacar no mercado de locação de equipamentos. Pense em algo que deixará sua empresa única, como por exemplo, caminhões com guindastes, que são imprescindíveis em muitas construções, mas que poucas empresas de locação de equipamentos possuem.

Gestão e Administração

Para administrar uma empresa atualmente, é necessário investir em automação e tecnologia, bem como em conhecimento de gestão atualizado. 

O SISLOC é o sistema de gestão em locação mais vendido do Brasil. As soluções desse software para locação foram desenvolvidas com as melhores práticas e com total domínio dos processos das locadoras de pequeno, médio e grande porte e com expertise em diversos grupos de equipamentos.

Com ampla experiência no setor de locação, a Sisloc realiza uma consultoria plena para criar soluções de gestão inteligentes, adaptadas aos interesses específicos de cada locadora. As soluções incluem total infraestrutura para instalação do software, suporte para sua utilização, capacitação de usuários e consultoria em todos os recursos disponibilizados. 

Você terá muitas vantagens se adquirir um software de gestão, pois ele permite uniformizar os processos essenciais do negócio.

Marketing e divulgação

Em um mercado tão competitivo e em meio a crise, a locadora que divulgar corretamente os seus serviços e os produtos sai na frente. É fundamental  fazer com que os seus clientes entendam os benefícios de alugar ao invés de comprar, e por que devem contratar a sua empresa.

O marketing nada mais faz do que preencher a lacuna entre um cliente e uma locadora. Ter sua empresa inserida no mundo digital significa que você usa uma importante estratégia de marketing e comunicação à favor do seu negócio. 

Busque formas de engajar a base de clientes ativos para mantê-los vivos e utilize canais digitais como site e redes sociais para interagir com o público, adicionando mídias, coletando e analisando dados da maneira a implementar e seu negócio.

Explore como conteúdo rico a maior vantagem que as empresas locadoras de máquinas e equipamentos têm: a facilidade, ganhos com pagamentos acessíveis e flexíveis. 

Seguindo estes 9 passos você conseguirá montar uma locadora bem sucedida e rentável. Tenha em mente que você não caminha sozinho. Conte com o Sindileq-MG bem ao seu lado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BASE SETEMBRO/2020 - VALORES DE REFERÊNCIA PARA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOShttps://sindileq.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SUGESTAO-DE-PRECOS-BASE-SET2020.pdf