6 Passos para organizar sua locadora de máquinas e equipamentos

Como organizar a sua locadora de equipamentos? Seja qual for o tamanho da sua locadora, ela deve estar estruturada desde o início.

Veja 6 passos para que você possa organizar tudo e manter o crescimento saudável da sua empresa.

1. Foco e direcionamento

Primeiramente, saiba para qual tipo de cliente será o seu trabalho. Se for no setor de construção, ou mesmo agrário, faça uma pesquisa para que o número e tipo de equipamentos adquiridos seja compatível com a demanda futura. Converse com potenciais clientes e levante as demandas reprimidas, ou seja, aquelas que existem, mas que ninguém ainda explorou.

2. Documentação do processo

Tendo já em mente e anotado o que será preciso adquirir, elabore uma planilha com os tópicos referentes aos equipamentos, preços e ações a serem tomadas para que se tenha uma visão bastante clara de todo o processo. Faça um inventário de cada produto adquirido, com as especificações como cor, tamanho e tipo de cada uma das peças. Mantenha atualizadas informações de custos de manutenção, bem como quais os produtos têm maior saída.

3. Registro de locação

Não confie na memória. É importante saber os detalhes de cada operação e cliente. Faça um cadastro para cada cliente, tendo de forma completa as informações pessoais e empresariais, garantindo também um atendimento de qualidade.

4. Manutenções

Dependendo do tipo de equipamento, haverá a necessidade de manutenções mais corriqueiras. Exemplo: um guindaste precisa de constante revisão para observar desgastes ou mesmo quebra de componentes. Já uma motosserra necessita de lubrificação, troca de peças e alinhamentos. Isso tudo deve estar bem discriminado em planilha de manutenções preventivas e corretivas, se for o caso, com datas e informações pertinentes. Toda vez que o equipamento voltar para a locadora, deve ser revisado no intuito de encontrar avarias.

5. Ferramentas de Gestão

O bom uso de ferramentas de gestão ajudará a ter uma visão mais detalhada de como proceder em cada situação de imprevisto e, como potencializar a captação de clientes. Manter a limpeza do local de armazenagem dos equipamento, cadastrar com objetividade e de forma completa, padronizar procedimentos e fidelizar clientela são alguns dos componentes de uma empresa de locação saudável e lucrativo. Há empresas especializadas em implementação de sistemas de gerenciamentos e até de consultoria de projetos. Um bom profissional pode ajudar você a enxugar custos e turbinar sua locadora.

6. Histórico de locatários

Cada cliente que busca a empresa para o aluguel de equipamentos possui um perfil de como utiliza o equipamento. Portanto, é bom que se tenha uma noção de como esse cliente trata os maquinários. Estabeleça de forma bastante clara um grau de confiança, notificando a cada cliente a necessidade de seguir a correta utilização de cada equipamento.

É preciso que o locador mantenha organizado seu estabelecimento, para que não venha a ter prejuízos. Com esses passos o sucesso da organização da sua locadora é certo!

Conheça os nossos parceiros e saiba como esses e outros processos podem ser facilitados na sua empresa.