Por que fazer um cronograma de obra?

Fazer o planejamento das obras de forma assertiva é extremamente importante para o fortalecimento e uma maior competitividade da sua empresa, pois vários fatores podem gerar atraso. Sabendo disso, é essencial o desenvolvimento de um cronograma de obra, que reúne diversos documentos importantes para a obra e orientam a sua execução sustentável.

Nesse post, falaremos cinco dicas básicas para elaborar os cronogramas dos seus empreendimentos.

Por que fazer um cronograma de obra?

Esse documento é peça-chave do planejamento de execução de empreendimentos. Nele, você lista todas as atividades necessárias para que o projeto se concretize, além de programar e organizar atividades para o cumprimento de prazos e uma maior produtividade..

1. Lista de Atividades

Inicia-se um cronograma de obra pelo levantamento e listagem de todas as atividades necessárias para viabilizar a construção do empreendimento.

1. Definir datas

Muitas vezes, os orçamentos de obra apresentam as informações agrupadas por tipo de serviços, como elétricos e de alvenaria, e é preciso seguir uma ordem lógica de execução na hora de passar esses dados para o cronograma. Isso facilita na hora de estipular datas para conclusão de etapas, sinalizar a interdependência entre atividades e calcular o tempo investido em cada atividade.

1. Relacionar atividades

Não faria sentido, por exemplo, instalar vidros e esquadrias antes da conclusão das paredes do imóvel. Um cronograma de obra bem feito mostra as relações e interdependências entre as tarefas, isto é, as exigências anteriores para que cada uma delas possa ser realizada com sucesso.

1. Executar o planejado

Projetos, orçamentos, cronogramas e demais documentos destinados a planejar a construção civil possuem suas particularidades. O cronograma é um organismo vivo e anda de acordo com o que acontece na obra, e é normal que a empresa altere itens do documento sempre que necessário.

Por isso, um cronograma de obra não fica pronto após o relacionamento das atividades: ele é uma ferramenta de gestão e só é útil se for atualizado durante a execução da obra. É importante ter um cronograma bem feito para o bom andamento da obra.

1. Medir resultados

A análise de resultados na construção civil é essencial para gerar aprendizado e para o aprimoramento de processos, logo, é importante ter todas as informações devidamente registradas e organizadas em um cronograma. Essa análise te dá um maior conhecimento sobre detalhes do processo construtivo em geral e da produtividade da sua própria construtora.

Para saber mais sobre o Sindileq-MG entre em contato conosco pelo telefone:. (31) 3375-8485 ou e-mail: sindileq@sindileq.org.br – Será um prazer conversar com você.

Fonte: https://www.sienge.com.br/blog/cronograma-de-obra-como-fazer/