O que são os riscos ambientais em uma obra

Trabalhadores estão expostos a uma série de ameaças que podem prejudicar sua integridade física, e é bom entender o que são os riscos ambientais e a importância de sua prevenção para uma rotina saudável na obra. Os riscos ambientais de trabalho podem causar danos à saúde do profissional em função da sua natureza, concentração, intensidade, tempo de exposição ou falta de equipamentos de proteção apropriados. Nesse post, vamos exemplificar o que é cada tipo de risco ambiental.

São esses os tipos de riscos ambientais:

 

 

  • Agentes Físicos 

Ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, etc.

 

  • Agentes Químicos 

Poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele, etc.

 

  • Agentes Biológicos 

Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

 

  • Riscos  de Acidentes 

Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, Iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, entre outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes;

 

  • Riscos Ergonômicos 

Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade, além de outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

 

 As empresas são obrigadas por lei, se o trabalho for realizado em locais com exposição a agentes que podem ser prejudiciais a saúde, a fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, e de orientar e fiscalizar o uso correto desses equipamentos.

Se o trabalhador se nega a usar corretamente os equipamentos de segurança no trabalho, ele é advertido em primeira circunstância, e se continuar se negando a utilizar estes equipamentos, é caracterizada uma falta grave, que pode motivar até mesmo uma demissão por justa causa.

 

Para saber mais sobre esse conteúdo, continue acompanhando o Sindileq-MG – Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas, Ferramentas e Serviços Afins do Estado de Minas Gerais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *