Como uma boa comunicação no canteiro de obras torna a execução do projeto ainda mais eficiente

A comunicação interna é importante para qualquer organização, porém ela é essencial no canteiro de obras. O diálogo ajuda a evitar erros na execução das tarefas, diminui a necessidade de retrabalhos necessários e influencia diretamente na motivação e na produtividade, e por isso deve ser otimizada.

Nesse post, listamos algumas das várias vantagens de uma melhor comunicação no canteiro de obras: 

 

 

  • Aumento da produtividade

 

Quanto mais os colaboradores são bem informados quanto às tarefas que devem ser realizadas e a forma correta como devem ser feitas, maior a produtividade. Além disso, o funcionário se sente mais à vontade para buscar conhecimento pois já sabe que poderá obter a informação, o que estimula o aprendizado.

 

 

  • Economia de recursos

 

Falhas na comunicação entre a equipe de trabalho dificultam ainda mais o cálculo das quantidades de insumos que uma obra necessita. Podemos ver o efeito disso em alguns canteiros de obras, onde é comum ver desperdícios de materiais devido a erro de cálculo, muito possivelmente causado por ausência de coordenação entre as diferentes partes do processo.

 

 

  • Melhor cumprimento do cronograma

 

Para que uma fase da obra seja finalizada e se inicie outra, é essencial que a equipe esteja toda alinhada e informada. Desse modo, quando se consegue administrar adequadamente a comunicação no canteiro de obras, diminuem-se as chances de tomada de decisões equivocadas que poderiam acarretar prejuízos ao andamento do empreendimento.

 

 

  • Segurança

 

Muitos dos acidentes que ocorrem no canteiro de obras são ocasionados pelo não uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), porém conseguimos perceber também vários outros motivos para infelicidades e um deles é a falta de informação. Devido ao desencontro de informações, surgem brechas para a potencialização de situações de risco, e os acidentes acabam se tornando mais difíceis de serem prevenidos. 

 

Para saber mais sobre o Sindileq-MG entre em contato conosco pelo telefone:. (31) 3375-8485 ou e-mail: sindileq@sindileq.org.br – Será um prazer conversar com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *